Por Oliveira Lima
Galo jogo contra o Criciúma nesta quarta-feira às 20 hs na sua Arena, pela 2ª rodada do Brasileirão de 2024. Será o encontro do 3º colocado da Serie A com o 3º colocado da Série B do ano passado. Ambos estrearam com empates: Galo no 0x0 contra o Corinthians e o Tigre num 1×1 com o Juventude. E jogam campeonatos diferentes; O de Minas quer ser campeão e o de Santa Catarina quer permanecer na elite em 2025.
Mais time, mais elenco, mais tudo e jogando em casa o Atlético Mineiro é disparadamente o maior favorito da rodada. Se não ganhar ou perder será a maior zebra do campeonato. Não há comparação entre os dois oponentes. É aí que mora o perigo: a desconcentração. O motivo é a sequência dos jogos do time mineiro. Sábado à noite tem o clássico em casa contra o Cruzeiro e na terça o Penarol, também em casa, pela Liberadores.
Pode ser que Milito, que em cinco jogos, escalou cinco times diferentes, no sistema de rodagem de elenco, mexa mais ainda, pensando nos dois próximos compromissos; Clássico contra o Cruzeiro é especial por si só. Mais ainda porque o Galo não venceu seu maior rival jogando em casa. Em três jogos, sofreu duas derrotas e teve um empate, também com sabor de derrota, porque vencia por 2×0 e deixou empatar.
E um grande detalhe a mais: Será o último jogo entre ambos na Arena nesta temporada. O jogo do returno será no Mineirão, Galo joga a Libertadores, o Cruzeiro joga a Sul-Americana. Na Copa do Brasil o Cruzeiro já foi eliminado. Sendo assim se não vencer o Cruzeiro, Galo terá que esperar praticamente um ano por outro jogo, o do Mineiro do ano que vem, se eles podem se encontrar só na reta final, pois o jogo-único da 1ª fase será no Mineirão. Assim, o Galo poderá ficar um ano e meio sem ganhar do Cruzeiro em casa. Seria muito espera.
E na 3ª feira tem compromisso contra o Penarol pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores, também em casa. Time do Milito está liderando o grupo G, com 100% de aproveitamento. Mas é bom lembrar que os jogos da volta serão fora :Rosário e Montevideo. E nesses locais, nenhum visitante tem paz pra jogar.