por Oliveira Lima
Cruzeiro e América irão mesmo brigar pela melhor campanha desta 1ª fase do Mineiro, que dará todas as vantagens, tanto nas semis, quanto nas finais. A 5ª rodada marca o encontro dos dois, líderes dos seus grupos com 10 pontos e com folgas sobre os demais concorrentes. Praticamente classificados, a luta agora é pela liderança geral e pôr a mão na taça. Lembrando que as vantagens são: decidir a semifinal e a final em casa, além de poderem jogar pelos empates em pontos e saldo de gols.
Um dos dois será o primeiro geral, pois os demais postulantes estão claudicantes. O Galo penando para liderar seu grupo, onde o Villa vem perdendo pontos a cada rodada. Para se ter ideia da distância, Atlético e Villa estão com 7 pontos e o vencedor do clássico entre Cruzeiro e América chega a 13, quase o dobro. Outro postulante é o Tombense, na condição de 2º melhor geral, hoje com 9 pontos.
Olhando para as semifinais, é bom dizer que são dois jogos no sistema de mata-mata. E como o Tombense está à frente do Atlético, a tendência é o time de Felipão ficar com a pior campanha dentre os quatro da próxima fase. Isto indica que teríamos numa semifinal, um Cruzeiro e Atlético ou América x Atlético, o que seria uma final antecipada. No resumo geral, Cruzeiro e América estão cumprindo seus papéis, com o Galo destoando e muito