O Cruzeiro terá seu principal desafio na temporada 2024 a partir deste domingo. Às 17h, o Cruzeiro recebe o Botafogo, no Mineirão, e inicia sua campanha no Campeonato Brasileiro. Tetracampeão nacional, a Raposa segue a caminhada de reconstrução após retornar à primeira divisão no fim de 2022.
Nesta semana, o técnico Fernando Seabra teve um tempo curtíssimo de preparação com o elenco cruzeirense após o compromisso de quinta-feira pela Copa Sul-Americana. Foram duas atividades na Toca da Raposa 2. Na manhã de sexta, houve um trabalho de recuperação física com os jogadores que foram titulares na partida contra o Alianza (COL). Já no sábado, todo o grupo trabalhou em campo, onde já houve os ajustes finais para o jogo contra o Botafogo.
Para a rodada inicial do Brasileirão, o Cruzeiro terá um desfalque importante. O atacante Juan Dinenno, com um incômodo muscular, não estará disponível para esta partida.
No departamento médico, segue em tratamento o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.
Já o meio-campista Japa, recuperando-se de uma lesão ligamentar no pé direito, cumpre a etapa de preparação física.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x BOTAFOGO
Com quase 90 anos de existência, o confronto entre Cruzeiro e Botafogo se aproxima da marca de 100 partidas. Os clubes se enfrentaram pela primeira vez no feriado do dia 15 de novembro de 1936, quando o Cruzeiro recebeu o adversário carioca para um amistoso no estádio do Barro Preto. O primeiro duelo já foi movimentadíssimo, encerrando-se com empate por 3 a 3.
Ao longo das nove décadas, a maioria das partidas entre Cruzeiro e Botafogo foi válida pelo Campeonato Brasileiro. Do total de 96 confrontos na história, 70 foram pela competição nacional. O time celeste tem a superioridade de 27 vitórias, além de 24 empates e 19 derrotas para o time do Rio de Janeiro.
Dentre os confrontos pelo Brasileirão, destaca-se o triunfo celeste por 3 a 0 no returno da edição de 2013. Naquela oportunidade, o Cruzeiro liderava a competição e tinha o Botafogo como seu principal concorrente naquela altura do campeonato. No confronto direto, válido pela 22ª rodada, o Cruzeiro conquistou uma vitória arrasadora por 3 a 0, com gol de Nilton e dois gols de Júlio Baptista, isolando-se, assim, na ponta da tabela e arrancando definitivamente para o tricampeonato.
No entanto, os últimos quatro duelos entre as equipes terminaram em empate. Na temporada 2021, em jogos válidos pela Série B, igualdade por 3 a 3, no Rio de Janeiro, e por 0 a 0 na Arena Independência. O Cruzeiro voltou a encontrar o Botafogo em seu retorno à Série A no ano passado. Pelo primeiro turno, empate por 0 a 0 no Mineirão. Já no returno, a partida disputada no estádio Nilton Santos também terminou com o placar zerado.
INGRESSOS
Os ingressos para a primeira batalha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro seguem à venda. Ainda há bilhetes disponíveis nos setores Amarelo (inferior e superior), Laranja (inferior), Vermelho (inferior) e Roxo (inferior).
CLIQUE AQUI para conferir todos os detalhes e garantir sua presença para apoiar o time celeste na principal competição do ano.
CONFRONTO: CRUZEIRO x Botafogo
DATA: 14/04/2024HORÁRIO: 17hMOTIVO: Campeonato Brasileiro – 1ª rodadaLOCAL: Mineirão, em Belo HorizonteTRANSMISSÃO: Premiere>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Botafogo96 jogos (40 vitórias, 33 empates e 23 derrotas)136 gols marcados / 109 gols sofridos——————————-Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro