A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou a implantação da primeira faixa exclusiva para motocicletas da capital, na Via Expressa, entre o Calafate e a Arena MRV. A informação foi confirmada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) em entrevista à rádio Band News FM nesta sexta-feira (23).
O projeto, ainda sem data definida para conclusão, depende de diálogo com o Governo Federal e de estudos técnicos para identificar vias adequadas. Damião destacou que as motofaixas — também chamadas de faixas azuis — não são a única solução para reduzir acidentes envolvendo motociclistas, mas reforçou a necessidade de medidas complementares.
A discussão sobre a criação de corredores exclusivos para motos ganhou força em janeiro, após reunião entre a PBH e o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Carlos Calazans. Desde 2023, a possibilidade vem sendo debatida como forma de organizar o tráfego e aumentar a segurança no trânsito, que registra alta taxa de ocorrências com motocicletas. A implementação da primeira via servirá como projeto-piloto para futuras expansões.
Cidade da Grande BH implantou faixa azul esse ano
A Prefeitura de Betim, na Grande BH, implantou uma faixa exclusiva para motos chamada ‘Corredor Azul’, na avenida Edmeia Matos Lazarotti. O projeto, inspirado em avenidas de São Paulo, foi implantado em março deste ano.
A via conta com marcações na pista e placas instaladas em 3 km de extensão entre a avenida Amazonas, no bairro Cachoeira, até a Praça do Encontro, no Parque das Indústrias.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.