Por conta do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira, 1º de maio, vários serviços em Belo Horizonte terão alterações no funcionamento durante o data comemorativa e na sexta-feira (2), ponto facultativo.
A maioria dos parques municipais, incluindo o Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco, estará aberta de quarta a sábado, com horários entre 8h e 17h. Exceções são os parques Jardim das Nascentes e Alexander Brandt, fechados até domingo (4). Cemitérios municipais funcionarão das 7h às 17h apenas para velórios e sepultamentos.
O transporte coletivo adotará escalas de horários diferenciados: feriado (1º), dia atípico (2), sábado (3) e domingo (4).
A Guarda Municipal e a Defesa Civil atuarão normalmente. Informações detalhadas sobre horários de parques e outros serviços podem ser consultadas no site da Prefeitura.
Serviços de assistência social, como CRAS, CREAS e Centros-Dia, permanecerão fechados até domingo, exceto os Centros Pop, que terão plantão em horários reduzidos. Equipamentos culturais como teatros Francisco Nunes, Marília e Raul Belém Machado fecharão nos dias 1º e 2, enquanto museus como o Casa Kubitschek e o Histórico Abílio Barreto funcionarão de quarta a domingo, das 10h às 18h.
Na saúde, UPAs, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens e o SAMU operam normalmente 24h. Centros de Saúde fecharão no dia 1º e retomarão atividades na sexta (2), das 7h às 17h. O atendimento veterinário emergencial para animais irá funcionar, mas o Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte não terá atendimento ao público externo.
Comércio em BH pode abrir no Dia do Trabalhador?
O comércio lojista está autorizado a funcionar no dia, segundo um acordo realizado entre Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários. A empresa deve estar em dia com a Contribuição Assistencial Patronal 2024/2025 e 2025/2026.
Os estabelecimentos nas ruas deverão seguir a jornada de trabalho entre 9h e 18h. Já os shoppings abrirão entre 10h e 20h, conforme a CDL/BH.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.