As alterações na circulação de vias próximas à estação São Gabriel, em BH, que estavam previstas para iniciar nesta quarta-feira (23) serão realizadas na semana que vem, a fim de permitir que motoristas, moradores e usuários do transporte coletivo tenham mais tempo para se programar.
Desde 15 de maio, estão sendo executadas a terraplanagem e a pavimentação em vias do entorno da estrutura hidráulica (caixa de captação), localizada na Avenida Cristiano Machado, 7.035, Vila Suzana/Primeiro de Maio.
A implantação da Praça das Águas faz parte do conjunto de obras para otimizar o sistema de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha, com implantação de estrutura hidráulica na confluência com o Córrego Cachoeirinha, com capacidade para armazenar 27 milhões de litros d’água, três vezes mais que a caixa de captação da Avenida Vilarinho. O objetivo desta estrutura é captar e amortecer as águas vindas do Ribeirão Pampulha e Córrego Cachoeirinha e direcioná-las para o Ribeirão do Onça, contendo alagamentos na Cristiano Machado, próximo à estação São Gabriel.
A previsão de conclusão da Praça das Águas é no primeiro semestre de 2026. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o investimento é de cerca de R$ 68 milhões, recursos provenientes de financiamento junto à CEF e próprios da Prefeitura.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.