A Prefeitura de Belo Horizonte inicia neste sábado (27) os passeios turísticos na Lagoa da Pampulha para moradores e visitantes que queiram contemplar a paisagem a bordo do Capivarã – um barco tipo catamarã com capacidade para 30 pessoas, incluindo guia de turismo e tripulação.
A navegação é gratuita e faz parte de um projeto piloto com duração de três meses. O embarque será na avenida Otacílio Negrão de Lima, 855. Neste sábado, os passeios acontecem às 13h e 14h, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla a partir das 12h desta sexta-feira (26), com o limite de dois convites por pessoa. Estarão disponíveis 52 ingressos – 26 em cada passeio.
Já no domingo (28) serão 78 ingressos divididos em três horários: 10h, 13h e 15h. A retirada também será pelo Sympla, a partir das 12h desta sexta. Na semana que vem não haverá passeio na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. A programação segue normalmente de sexta-feira (2) a domingo (4).
Como vai funcionar o passeio de barco na Lagoa da Pampulha?
O Capivarã vai percorrer todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua paisagem com a presença de um guia que vai apresentar o conteúdo histórico, cultural e ambiental. Os passeios ocorrerão sempre de quinta-feira a domingo, nos horários de 10h, 13h e 15h, com a retirada de ingressos pela internet a partir das 12h da terça-feira anterior.
Cada CPF poderá retirar até quatro convites. A orientação é chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência. Em caso de mau tempo, o passeio poderá ser cancelado, sem possibilidade de reaproveitamento do ingresso para outro dia e horário.
Com o fim das férias escolares, a partir de fevereiro os três passeios da quinta-feira serão destinados a alunos da rede pública municipal.
No último dia 13, a PBH e a Marinha do Brasil assinaram um protocolo de intenções para uma cooperação técnica, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, com a finalidade de unir esforços para a fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa da Pampulha.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.










