A Vale anunciou que deve um horário noturno para o trem que liga BH ao Espírito Santo a partir de 2026, durante os períodos de alta temporada. A iniciativa visa oferecer mais uma opção de viagem com segurança, conforto e economia para passageiros.
Atualmente, os trens da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) partem da Praça da Estação, na capital, e de Cariacica às 7h, com chegada por volta das 20h30. A nova modalidade noturna, que ainda não teve horários específicos definidos pela empresa, busca ampliar a capacidade de transporte, especialmente no verão e em férias escolares, atendendo a turistas e famílias que desejam visitar destinos como Guarapari.
O Trem de Passageiros da EFVM é uma das poucas opções de transporte ferroviário de longa distância no Brasil e a única com operação diária entre Minas Gerais e o Espírito Santo. O percurso abrange 42 municípios e faz 30 paradas, conectando cidades como Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Governador Valadares e Colatina.
Quanto custa o trem de BH ao Espírito Santo?
Os valores da passagem para o trajeto completo entre Belo Horizonte e Cariacica são R$ 81 na classe econômica e R$ 116 na executiva. Idosos acima de 60 anos com renda de até dois salários mínimos e pessoas com deficiência têm direito a 50% de desconto na classe econômica.
Todos os vagões contam com ar-condicionado, poltronas reclináveis, tomadas elétricas, luz de leitura, carro-restaurante, wi-fi, serviço de bordo e lanchonete. Há também vagão adaptado para cadeirantes e sala exclusiva para passageiros neurodivergentes, equipada com brinquedos pedagógicos e isolamento acústico.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.