Com o nível do Lago Guaíba ultrapassando os 4 metros, a cidade de Porto Alegre encontra-se submersa pelas águas da chuva nesta sexta-feira (3). A capital gaúcha vem sofrendo com as intensas tempestades que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana.
Segundo a MetSul Meteorologia, o nível do Guaíba alcançou 4,2 metros na madrugada desta sexta-feira. Este volume se aproxima da enchente histórica que ocorreu na cidade em 1941, quando o nível atingiu 4,76 metros.
Na noite de quinta-feira (2), durante uma transmissão ao vivo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), mencionou ter sido informado sobre a possibilidade do nível do Guaíba ultrapassar os 5 metros.
“Considerando a elevação atual e a contribuição das águas vindas de outras regiões, nossa equipe já prevê um nível de 5 metros. Possivelmente, será maior do que a enchente de 1941″, disse.
Além do Centro Histórico, o CT do Internacional foi alagado.
Porto Alegre está em estado de calamidade pública
Ainda na noite de quinta-feira, a prefeitura de Porto Alegre declarou estado de calamidade pública devido às inundações. De acordo com a prefeitura, o decreto “permite que a administração empregue todos os recursos e voluntários necessários para auxiliar a população e restabelecer os serviços”.
A região metropolitana de Porto Alegre está sob um alerta de perigo potencial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até o meio-dia de sábado (4), para chuvas intensas. Conforme o Inmet, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.