Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos, acusado de matar a estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, foi transferido na quarta-feira (18) do Presídio Floramar, em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Vanessa foi assassinada após sair do estágio no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Juatuba, na Grande BH, no dia 9 de fevereiro. Ela seguia para Pará de Minas, onde morava, quando foi abordada e levada à força para uma área de mata, onde foi violentada e morta por asfixia com um cabo de carregador de celular.
Ítalo foi localizado pela polícia em Carmo do Cajuru, também no Centro-Oeste, enquanto tentava fugir escondido em um trem de carga. Ele foi preso no dia 12 de fevereiro. No dia 13, passou por audiência de custódia, quando a Justiça determinou a continuidade da prisão e a transferência imediata dele para a região metropolitana. A mudança, no entanto, só ocorreu nesta quarta.
Relembre o caso
Natural de Pará de Minas, Vanessa estava no 7º período de Psicologia e estagiava em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Juatuba. Ela foi vista pela última vez em 9/2 ao sair do Sine, e seu corpo foi encontrado no dia seguinte em uma área de mata. A perícia apontou sinais de violência sexual e estrangulamento.
Parentes do suspeito informaram à Polícia Militar que ele teria confessado o crime por telefone e dito que estava em Belo Horizonte. Eles relataram ainda que o homem chegou em casa sujo de barro, com arranhões e manchas de sangue, e pediu dinheiro à mãe para viajar à capital.
Ítalo cumpria pena em regime fechado em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, pelos crimes de tráfico de drogas, furto, roubo e estupro. Em dezembro do ano passado, a Justiça de Patrocínio recalculou a pena e concedeu progressão para o semiaberto. Ítalo retorna ao regime fechado, além de acumular a prisão preventiva.








