Reafirmando o compromisso da Prefeitura de Nova Lima na proteção de todas as crianças e adolescentes nova-limenses contra o abuso e exploração sexual, foi realizado na manhã desta terça-feira (20), o ciclo de formação “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: importância da rede de proteção”, no Cineminha, no centro da cidade.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, promoveu o debate de medidas que podem ser aplicadas e observadas por servidores que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente, e à população do município.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00. O assunto é pauta de grande preocupação em nível mundial e requer ações integradas entre o poder público, rede de serviços, escolas, sistema de garantia de direitos, famílias e comunidade.
Identificar episódios de violência sexual não é uma tarefa fácil e requer atenção para perceber situações que, em alguns casos, infelizmente, podem acontecer dentro do círculo familiar da vítima, envolvendo laços consanguíneos diretos.
Por medo, vergonha ou outros motivos, muitas crianças e adolescentes não revelam a situação e o abusador continua a agir, certo de sua impunidade.
Garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual é uma prioridade da Prefeitura de Nova Lima.