A Globo cancelou o especial “Som Brasil” em homenagem a Marília Mendonça, que estava programado para novembro. O projeto, que seria apresentado por Pedro Bial, enfrentou dificuldades nas negociações com artistas e familiares da cantora.
Um dos principais impasses envolveu Ruth Moreira, mãe de Marília, e João Gustavo, irmão da cantora. Ambos demonstraram descontentamento com a possível participação de Maiara e Maraisa, amigas próximas da artista. A emissora, no entanto, considerava essencial a presença da dupla no tributo.
A relação entre a família Mendonça e as sertanejas teria se desgastado após Maiara e Maraisa recusarem o convite para o evento “This is Marília Mendonça”, promovido pelo Spotify em outubro, no Allianz Parque, em São Paulo. Em resposta, a família deixou de seguir as cantoras nas redes sociais, alimentando os rumores de desentendimento.
Na época, João Gustavo fez desabafos nas redes sociais, sugerindo tensão com as sertanejas: “Estou cansado! É bom que o assunto não morra, já que tem gente que não quer que ele morra. Quando decidir abrir a minha boca para falar, juro que não vou deixar nada para trás”.