O Cruzeiro entrou em campo, na tarde deste sábado, e somou mais um triunfo pelo Campeonato Mineiro. Na rodada final da 1ª fase, o time celeste cumpriu o objetivo de conquistar a melhor campanha geral da competição. Com um gol contra anotado no primeiro tempo, após boa jogada do zagueiro Zé Ivaldo, e um gol de Rafael Elias no finzinho do segundo tempo, o Cabuloso venceu o Uberlândia por 2 a 0 no Mineirão.
A liderança geral tem grande relevância, visto que garantirá ao Cruzeiro decidir a semifinal – e uma eventual final – dentro do Mineirão. Além disso, a Raposa poderá se classificar com dois empates ou uma vitória + derrota pela mesma diferença de gols.
A partida no Mineirão começou com o Cruzeiro tendo a primeira finalização logo aos 2 minutos. Após troca rápida de passes, Arthur Gomes arriscou de fora da área e viu a bola sair pela linha de fundo. A sequência do primeiro tempo foi de um ritmo pouco intenso, mas o time celeste controlava as ações de jogo.
Até que o zagueiro Zé Ivaldo se aventurou no ataque aos 32 minutos. Após um domínio que parecia sair errado na intermediária, o defensor foi valente, ganhou a posse na dividida, começou a triangulação com William e Lucas Silva e, ao receber a bola na ponta direita, cruzou forte, fazendo com que o zagueiro do Uberlândia empurrasse a bola contra o próprio patrimônio. Cruzeirão na frente!
Aos 39 minutos, o Cruzeiro sofreu susto em uma falta perigosíssima, quase que em cima da linha da grande área. O chute do atleta Sabino desviou na defesa celeste e explodiu no travessão. Já nos acréscimos, Matheus Pereira tabelou com Mateus Vital e chutou cruzado, mas a finalização ficou tranquila para a defesa do goleiro do Uberlândia. Ainda teve tempo para mais uma tentativa na primeira etapa, quando Dinenno subiu mais alto que a zaga adversária e cabeceou forte em um escanteio de Matheus Pereira, mas a bola passou por cima do gol.
O segundo tempo teve domínio celeste, porém o Cruzeiro administrou a vantagem parcial. Ainda assim, o Cabuloso criou boas chances para aumentar o saldo da vitória. Aos 2 minutos, após roubada de bola de Mateus Vital no campo de ataque, Arthur Gomes recebeu o passe livre e cruzou na medida para Dinenno. Porém, o centroavante viu o goleiro do Uberlândia salvar seu time ao defender o cabeceio em seu contrapé.
O Uberlândia cresceu de produção por alguns minutos, mas as tentativas do adversário encontraram o goleiro Rafael Cabral bem posicionado para defender. O lance mais perigoso aconteceu aos 18 minutos. Após escanteio, o Uberlândia conseguiu o cabeceio no primeiro poste, mas Cabral proporcionou uma defesaça quase que à queima-roupa.
Após os 20 minutos, o Cruzeiro melhorou a qualidade dos passes e retomou o domínio sobre o adversário. O técnico Nicolás Larcamón promoveu as cinco substituições e alterou também a disposição tática do time, avançando o lateral-esquerdo Marlon e colocando uma linha de três defensores com Zé Ivaldo, João Marcelo e Lucas Villalba. Com isso, o Uberlândia teve dificuldades de criar ofensivamente no decorrer do segundo tempo.
O time celeste criou algumas oportunidades com Robert, um dos atletas que entrou na segunda etapa, mas coube a Rafael Elias garantir a vitória estrelada. Após troca de passes pelo lado direito, Matheus Pereira ajeitou com classe, deixando a bola no jeito para Rafael chapar de canhota e colocar a bola no fundo das redes. 2 a 0 e melhor campanha geral garantida!!!
Com o triunfo e o objetivo da 1ª fase cumprido, os atletas celestes ganharão o domingo de folga para descanso e recuperação. Na segunda-feira, os comandados de Larcamón iniciam a preparação para a semifinal do Campeonato Mineiro. O time celeste terá pela frente o Tombense, sendo o jogo de ida com mando do adversário e o da volta no Mineirão. A Federação Mineira de Futebol divulgará nas próximas horas as datas e horários das duas partidas.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 2×0 Uberlândia
MOTIVO: Campeonato Mineiro – 8ª rodadaDATA: 02/03/2024LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)ÁRBITRO: Andreza Helena de Siqueira.ASSISTENTES: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva.ÁRBITRO DE VÍDEO: Wagner Reway.GOLS: Jamerson [contra], aos 32min do 1ºT, e Rafael Elias, aos 50min do 2ºT (Cruzeiro).ASSISTÊNCIA – CRUZEIRO: Matheus Pereira, aos 50min do 2ºT.CARTÕES AMARELOS: Zé Ivaldo, Lucas Romero, Mateus Vital e William (Cruzeiro) / João Victor e Davisson (Uberlândia).CRUZEIRORafael Cabral; William (Wesley Gasolina), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (José Cifuentes), Lucas Silva, Mateus Vital (Robert) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Lucas Villalba) e Juan Dinenno (Rafael Elias).
Técnico: Nicolás LarcamónUBERLÂNDIARafael Pin; Davisson (Tiago Baiano), Jamerson, Mendonça e João Victor; Elias (Gabriel Carioca), Sabino e Adryan (David Lucas); Vicente, Jefferson e Vinicius Balotelli.
Técnico: Welington Fajardo————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Staff Images