Por Oliveira Lima
Alético Mineiro domina completamente o futebol no Estado, sendo atualmente tetracampeão e se conquistar o “penta” o fará pela 3ª vez, algo pra lá de inédito, pois o Cruzeiro foi penta de 1965 a 1969 e o América na “Era do Deca” de 1916 a 1925. Há 18 anos o Galo está na fase final do Mineiro e este ano entrou com enorme favoritismo, um dos maiores da história.
Mesmo com um elenco bem qualificado e caro, time ainda não agradou sua torcida e nem vem jogando bem. Fez apenas a 4ª melhor campanha da primeira fase, claro a pior entre os semifinalistas. Por conta do regulamento fica na 3ª colocação, por ter sido o 1º do seu grupo. Mas agora o campeonato muda de configuração, entrando no sistema de mata-mata.
O QUE O GALO PRECISA FAZER, QUE AINDA NÃO FEZ, PARA SER CAMPEÃO?
Vai jogar contra o América em desvantagem, sem a igualdade dos pontos e saldo de gols. Caso passe para as finais, jogará nesta mesma situação diante do Cruzeiro, Se for contra o Tomense, situação se inverte. Em desvantagem terá estes resultados necessários: 1º) Ganhar os dois jogos; 2º) Ganhar um jogo e empatar o outro: 3º) Ganhar um jogo,, perder outro, mas o que ele ganhar o fizer com melhor saldo de gols.
Como terá que vencer pelo menos um jogo, Galo terá que fazer algo que não fez na primeira fase: ganhar dos demais semifinalistas. Time do Felipão perdeu para o Cruzeiro de 2×0 de forma bem merecida. Empatou com o Tombense em 1×1, jogando mal, com Alisson salvando a pátria. Contra o América então, no 1×1 repetiu o futebol ruim, se salvando no último lance. A missão é dupla: jogar bem e ganhar para bater “pentacampeão” mineiro, algo pra lá de inédito.