Por Oliveira Lima
Um dos maiores tabus do futebol mineiro vai estar em jogo neste sábado, 16:30h, na Arena do Galo, confronto que vale a ida das semifinais do Campeonato Estadual das Minas Gerais. Atlético x América, o outrora “Clássico das Multidões”, vai definir qual dois dois irá para finais contra o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Tombense.
E este clássico Atlético x América, marca um tabu impressionante: América não ganha do Galo há 17 jogos, valendo pelo Certame Mineiro. A última vitória aconteceu exatamente quando o Mecão ganhou pela última vez o título mineiro. Foi na partida de ida das finais em 2016, um 2×1 no Mineirão. De lá pra cá coelhão até ganhou do Galo, mas por outras competições.
E por conta do regulamento, time americano não vai precisar ganhar para eliminar o Galo e chegar à final: Com campanha melhor que o adversário, bastará não perder, pois joga pelos empates em pontos ganhos e saldo de gols. Servem dois empates, duas vitórias, uma vitória e um empate ou até mesmo uma derrota e uma vitória com o mesmo saldo de gols.
Primeiro jogo neste sábado e a decisiva no outro final de semana no Independência. América além da vantagem de resultado ainda vai decidir em casa e o jovem técnico Cauan de Almeida tem todo elenco à disposição, mantendo o time base que vem jogando: Dalberson/ Mateus Henrique, Eder, Ricardo Silva e Marlon/ Alê, Juninho e Moisés/ Fabinho, Renato Marques e Victor Jacaré. Este time nem precisa ganhar do Galo, basta não perder, que eliminará o atual tetracampeão e ir com tudo pra cima de Cruzeiro ou Tombense. Mas se ganhar do Galo, entrará para a história ao quebrar esse imenso tabu: 17 jogos não vencendo o rival em campeonatos de Minas Gerais.