Minas Gerais e o Brasil já estão se preparando para enfrentar mais uma onda de calor em 2024, marcando a terceira do ano. Entre os dias 11 e 15 de março, espera-se que as temperaturas subam até 5ºC acima da média em algumas regiões do país.
De acordo com a Climatempo, o ar quente está ganhando força na região do Chaco, no Paraguai, além do norte da Argentina ao longo desta semana. Um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera contribui para a manutenção do calor intenso, dificultando a formação de nuvens carregadas e mantendo o clima seco com aquecimento gradual.
No sul do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, parte sul de Mato Grosso, o Triângulo e o Sul de Minas, o sul do Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo, os termômetros podem atingir temperaturas entre 3ºC e 5ºC acima da média. Embora essa condição não seja necessariamente classificada como uma onda de calor, ela apresenta características típicas desse fenômeno climático.
As outras ondas de calor neste período de primavera-verão ocorreram em setembro, outubro, novembro e janeiro. A primeira foi conhecida pela quebra do recorde de temperatura do Brasil: a cidade de Araçuaí, no Norte de Minas, registrou 44,8°C.