Bloco de clubes do futebol brasileiro no qual o Galo é um dos membros, a LiBRA finalizou a venda dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro para a TV Globo, em acordo válido por cinco anos – 2025 a 2029.
O valor total acordado é de R$ 6,5 bilhões, sendo R$ 1,3 bilhão por ano, aproximadamente, a partir de 2025, com a adesão de 9 times que disputem a série A do Brasileirão. Envolve direitos de TV aberta e fechada, além de adicional que virá do pay-per-view. As cifras do acordo poderão ser alteradas para cima ou para baixo, em caso de novas adesões ou defecções de clubes à LiBRA.
“Este contrato marca um novo ciclo do futebol brasileiro”, afirma Bruno Muzzi, CEO do Galo. “O profissionalismo da gestão no futebol será o principal alicerce de uma grande geração de valor que está por vir nos próximos anos”.
O novo acordo prevê que a receita de direitos de TV será dividido da seguinte maneira:
40%: dividido entre os clubes, igualmente;
30%: conforme o desempenho esportivo no ano;
30%: conforme a audiência de cada clube;
Os direitos de transmissão dos jogos nas TV’s aberta, fechada e pay-per-view são apenas um dos ativos comerciais da LiBRA. Há a possibilidade de vendas de publicidade, acordos com apostas esportivas, além de direitos de transmissão internacionais, que não estão contemplados no acordo com a Globo.
A LiBRA é formada por 19 equipes, sendo 9 delas na Série A de 2024: ABC, Atlético, Bahia, Brusque, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.