Após uma semana repleta de trabalho na Toca da Raposa 2, o Cruzeiro está preparado para buscar a vaga na final do Campeonato Mineiro. Neste domingo, o time celeste inicia a disputa da semifinal contra o Tombense. O mando de campo do jogo de ida será do time de Tombos, que escolheu o estádio Ipatingão, em Ipatinga, para sediar a partida. O duelo está marcado para às 19h30 deste domingo.
Na primeira fase, o Cabuloso teve a melhor campanha geral do estadual, enquanto o Tombense foi o melhor 2º colocado. O bom desempenho garante ao Cruzeiro se classificar para a final com dois empates ou uma vitória + derrota pelo mesmo saldo de gols na semifinal.
A preparação cruzeirense contou com cinco treinamentos na Toca, entre terça-feira e sábado. Após o treinamento final no período da manhã, a delegação pegou voo para Ipatinga no início da noite desse sábado. Após a partida neste domingo, o time celeste permanece na cidade, onde realizará um treino na manhã de segunda-feira, antes do retorno a Belo Horizonte.
Entre os relacionados para o primeiro compromisso da semifinal, a grande novidade é a presença de Álvaro Barreal. O atacante trabalhou com o elenco durante toda a semana e foi convocado pela primeira vez pelo técnico Nicolás Larcamón. O jovem argentino de 23 anos foi revelado pelo Vélez Sarsfield e inicia a trajetória no Cabuloso após uma boa passagem de quatro temporadas na Major League Soccer, dos Estados Unidos, onde atuou pelo Cincinnati. No Cruzeiro, Barreal vestirá a camisa nº 21.
Além do novo atacante, o Cruzeiro também ganhou o retorno do zagueiro Neris, preservado da rodada final da 1ª fase devido a um trauma no tornozelo esquerdo.
Na semifinal do estadual, todos os cartões amarelos são zerados. Portanto, o Cruzeiro não terá desfalques por suspensão nesta partida.
No departamento médico, seguem em tratamento os seguintes atletas: o meio-campista Japa, com uma lesão ligamentar no pé direito; o atacante Gabriel Veron, que passou por cirurgia no pé direito por conta de um trauma no local; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.
O lateral-esquerdo Kaiki, recuperando-se de uma lesão muscular na coxa direita, sofrida durante o Torneio Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, iniciou nesta semana a etapa de preparação física. Já o atacante Rafa Silva, cumprindo um cronograma de trabalhos de ganho de equilíbrio e força, se aproxima do retorno aos treinamentos com o grupo.
CRUZEIRO NO IPATINGÃO
Neste domingo, o Cruzeiro volta a jogar no Estádio Municipal João Lamego Netto depois de seis anos. A última partida do Cabuloso na cidade de Ipatinga foi disputada em janeiro de 2018, justamente contra o Tombense. Na ocasião, o time celeste venceu por 2 a 1 em confronto válido pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro.
O primeiro jogo do Cruzeiro na história do Ipatingão aconteceu em novembro de 1982. Na ocasião, o time celeste derrotou a Seleção Municipal de Ipatinga por 3 a 0 em partida amistosa.
Outras partidas marcantes no estádio foram a finalíssima do Campeonato Mineiro de 2006, quando o Cruzeiro derrotou o Ipatinga e se sagrou campeão mineiro. Já em 2008, o Cabuloso teve uma partida de Copa Libertadores no Ipatingão, derrotando o San Lorenzo (ARG) naquela oportunidade por 3 a 1.
Ao todo, o Cruzeiro já atuou no Ipatingão 46 vezes, somando 25 vitórias, 13 empates e 8 derrotas. O time celeste balançou as redes do estádio por 71 vezes e sofreu 42 gols.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x TOMBENSE
Confronto recente, Cruzeiro e Tombense têm pouco mais de dez anos de enfrentamentos. A primeira partida entre as equipes aconteceu em 2013, quando o time celeste derrotou a equipe de Tombos por 3 a 1 no Mineirão.
Desde então, outros 11 jogos foram disputados e o Cruzeiro tem um retrospecto favorável. Somente pelo Campeonato Mineiro, são 10 partidas ao todo, nas quais o Cabuloso soma seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
O time celeste também enfrentou o Tombense em duas oportunidades na Série B de 2022, quando empatou fora de casa e triunfou no Mineirão.
As equipes se enfrentarão pela primeira vez nas semifinais do estadual.
INGRESSOS
O Cruzeiro encontrará o Ipatingão lotado na primeira decisão das semifinais. A Nação Azul teve direito a 20 mil ingressos no estádio, e a carga colocada à venda está praticamente esgotada.
CLIQUE AQUI para conferir os detalhes e os pontos de venda oficiais disponibilizados para a comercialização dos ingressos.
CONFRONTO: Tombense x CRUZEIRO
DATA: 10/03/2024HORÁRIO: 19h30MOTIVO: Campeonato Mineiro – Semifinal (ida)LOCAL: Ipatingão, em Ipatinga (MG)>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Tombense12 jogos (7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas)20 gols marcados / 9 gols sofridos>> RETROSPECTO: Cruzeiro no Ipatingão46 jogos (25 vitórias, 13 empates e 8 derrotas)71 gols marcados / 42 gols sofridos——————————-Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro