Por Oliveira Lima
Ano de 2023 foi “o ano” do jovem atacante Paulinho, revelação do Vasco e vendido ao futebol alemão quando tinha apenas 18 anos. Sonho dele na Europa durou quatro anos, com muitas lesões e imensas dificuldades de adaptação. Não deu certo no Bayer Leverkusen. De volta ao Brasil, se deu muito bem no Galo, sendo artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado, e também convocado para a Seleção Brasileira. De quebra virou o principal artilheiro da nova casa atleticana.
2024 então chegou para Paulinho com muitas expectativas, ainda não concretizadas. Nenhum gol, pouca efetividade e no coletivo um time que ainda não engrenou. Galo de Felipão tem muita dificuldade de se impor aos fracos times do interior mineiro e se sucumbiu á Cruzeiro e América na primeira fase. Paulinho gastou 9 jogos para fazer seu primeiro gol neste ano. Sábado contra o América fez 1×0 aos 44 minutos do 1º tempo, tirando o Galo do sufoco, já que momentos antes o Mecão perdeu dois gols claros nos pés de Mateusinho.
Galo faria 2×0 no 2º tempo com Hulk e praticamente se qualifica para as finais contra Cruzeiro ou Tombense. O alívio de Paulinho com o gol marcado expõe uma dificuldade imensa no repertório escasso de ideias no time do Felipão. Prova disso foram as próprias palavras do atacante, entrevistado no intervalo do jogo. Perguntado porque demorou tanto o primeiro gol do ano, Paulinho respondeu que ano passado o Galo jogando contra grandes times do Brasileirão, tinha mais espaços para o contra-ataque e que agora no Mineiro, com a maioria dos times pequenos este espaço não existe, dificultando as ações ofensivas
Em resumo :Paulinho expôs o problema crônico do Galo. A imensa dificuldade do time de Felipão em se impor, em furar retrancas ou marcações mais ajustadas dos adversários, mas principalmente o pouco repertório de jogadas e jeito de jogar de uma equipe recheada de craques com ele, Paulinho, Hulk, Scarpa, Arana e cia. Aliás quem vem resolvendo o problema é o individualismo desses jogadores, pois o coletivo (responsabilidade é do técnico) ainda não funcionou.