Por Oliveira Lima
Minas Gerais é o 3º maior centro futebolístico do País, rivalizando com São Paulo e Rio de Janeiro e tendo no seu calcanhar o Rio Grande do Sul, formando o “quarteto” do futebol brasileiro. Normalmente coloca seus dois principais times, principalmente o Atlético hoje, como favoritos aos títulos nacionais. Um deles a Copa do Brasil, torneio que envolve 92 clube, num sistema inicial só de “mata”(jogo único) e depois ida e volta, o famoso mata-mata. Claro que a zebra pode até campear, mas ela não mais chegará na reta final.
Nesta temporada, os mineiros começaram a competição com 5 times, já que o Galo, ranqueado por ser de Libertadores, só vai entrar na 3ª fase, no mês de maio. E até agora Minas é pura decepção: Todos os 5 times iniciantes foram eliminados. Três na primeira fase e mais dois nesta segunda que está em curso. Fim da linha bem cedo, para Cruzeiro, América, Tombense, Villa Nova e Athetic.
A maior dificuldade é mesmo o sistema de jogo único na primeira e a segunda fase, pois não há 2ª chance para quem errar. Por conta de muitos times iniciantes,80 ao total, e um calendário apertado, só tem data mesmo para um jogo. Cruzeiro(série A), América (Série B), Tombense (Série C) do futebol brasileiro caíram logo na primeira partida. Cruzeiro para o Sousa/PB, time da quarta divisão, num 0x2 histórico no Marizão. O maior vencedor da competição caiu. América foi derrubado pelo Maringá/PR também por 2×0 e o Tombense diante do Anápolis/GO, por 1×0.
Villa Nova (desistiu da disputa da Série D) e Athetic(vai jogar Série C Brasileira) avançaram da 1ª para a 2ª fase, mas caíram nesta última, perdendo de 2×0 para Operário/PR e CRB/AL respectivamente. Só resta agora o Atlético Mineiro salvar o Estado. Como ranqueado só entra na 3ª fase, quando chegam os 12 times principais pela classificação último campe campeonato brasileiro. A sorte(além da competência desses times) é que entra o sistema de ida e volta, dificultando a vida das zebras. Sendo assim, Minas só poderá ser salva por um time que leva o seu gentílico: Clube Atlético Mineiro.