Por Oliveira Lima
Este ano de 2024 poderá ser duro para os americanos. O ano na verdade começou em dezembro de 23, quando o América foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando a reta final da Copa Sul Americana, time não teve forças para evitar a queda. O começo deste ano foi até promissor quando inicia o Mineiro com duas goleadas de 6×0 e 6×1. Se classifica às semifinais muito mais pela fragilidade dos componentes do seu grupo. Mostra queda de rendimento quando é eliminado pelo Maringá/PR pela Copa do Brasil logo na primeira fase. Fechou a fase classificatória do Mineiro jogando mal, com um ataque que marcou só 6 gols nos últimos 8 jogos e começou as semifinais perdendo de 2×0 para o Galo.
2024 é mesmo preocupante para quem vem há 4 anos na prateleira principal no Brasil e na América do Sul. Em 2020, faz sua melhor campanha na Copa do Brasil, caindo pelo Palmeiras nas quartas-de-finais. Visita as oitavas, novamente as quartas chega às semifinais diante de um Palmeiras que seria campeão. Pela Libertadores faz a melhor campanha da sua história ao chegar na fase de grupos em 2022. Ano passado joga a Copa Sul-Americana, chegando na frente, perdendo a vaga às semifinais para o Fortaleza, que foi vice-campeão.
2024 é ano duro, se o América não passar pelo Galo neste domingo na busca de vaga à final do Mineiro contra o Cruzeiro. Eliminado da Copa do Brasil, só vai restar a difícil missão de voltar à 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, tendo que ficar entre os 4 primeiros da Série B deste ano, o que não é nada fácil ,como não é nada fácil ganhar do Atlético Mineiro neste domingo por diferença de 2 gols e tentar ser campeão mineiro da temporada. São duas missões decisivas para o Coelho e os anos 2020 a 2023 poderão ficar apenas na história.