A paratleta Raysa Mendonça, de 23 anos, e sua treinadora, Luciene Lebrão – ambas do programa Viva o Esporte -, estrearam no Trisome Games 2024, em Antalya, na Turquia, com nada menos que três medalhas e com o título de campeãs mundiais na modalidade de arremesso de peso na competição. Convocadas pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), Raysa foi destaque em mais um torneio internacional ao conquistar duas medalhas de ouro: uma no arremesso de peso, com a marca de 7m07, e outra no lançamento de dardos. A atleta também faturou a prata no revezamento de 4×400 metros.
O Trisome Games 2024, que teve início no último dia 19 e vai até esta terça-feira (26), reune representantes de 28 países e tem uma estrutura semelhante ao dos jogos olímpicos. O nome da competição é alusivo à trissomia, que é um termo médico usado para descrever a presença de um cromossomo extra em uma célula, como na síndrome de down, que é causada pela trissomia do cromossomo 21.
O programa Viva o Esporte, desenvolvido pela Prefeitura de Betim em parceria com o Instituto Ramacrisna, tem oferecido toda a base da jornada esportiva de Raysa Mendonça. Ela integra o programa desde 2016 e, por meio dele, tem desenvolvido habilidades esportivas, sociais e psicológicas que a auxiliaram na conquista de várias medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Luciene Lebrão, que foi convocada para liderar a parte técnica da delegação brasileira presente na Turquia, comemora os novos feitos. “Essa é a primeira vez que participo de um torneio internacional e liderar a seleção brasileira é uma responsabilidade muito grande, com um sentimento indescritível ao mesmo tempo. Gosto sempre de lembrar que tudo isso é fruto do trabalho em equipe desempenhado pelo programa Viva o Esporte e pelo apoio incessante que a prefeitura oferece a todos nós”.
“Ganhei duas medalhas e estou gostando muito da viagem. Eu sou a campeã no arremesso de peso e estou muito feliz”, completa Raysa Mendonça.