Fomentar a criatividade e o interesse pelo aprendizado com atividades dinâmicas fora das salas de aula. Esse é o objetivo da Prefeitura de Betim, que lança o projeto “Escola sabor e aprendizado: descobrindo o Pops Betim”. A iniciativa oferece a crianças com idade entre 6 e 10 anos alunas das redes pública e particular de ensino visitas lúdicas às duas unidades do Restaurante Popular (Centro e Teresópolis).
As visitas serão realizadas semanalmente, sempre às terças-feiras, a partir das 8h, em grupos de 15 crianças. Elas serão guiadas pela equipe administrativa e por nutricionistas que atuam nas unidades. Os estudantes aprenderão, a partir de um tour pela unidade, sobre a elaboração de cardápios, fornecimento e origem dos produtos, além do processo de preparação e manuseio dos alimentos.
A diversão também faz parte do passeio, com o “semáforo das alimentos”, atividade que faz alusão às regras de trânsito na qual a nutricionista divide os alimentos entre grupos das cores verde, amarela e vermelha, indicando quando um item é saudável e liberado para consumo (verde); quando deve ser consumido com moderação (amarela); e quando deve ser evitado (vermelha). Os pequenos finalizam a visita com um delicioso almoço e recebem um certificado de participação.
A primeira turma que participará do projeto são os alunos do Instituto Ramacrisna – parceiro do Restaurante Popular -, na próxima terça (3). A escola que desejar se inscrever para a atividade deve entrar em contato com a administração dos restaurantes pelo telefone (31) 3532-1598.
“Aprender sobre os alimentos e suas propriedades pode ter um impacto significativo na formação de hábitos saudáveis já na infância. Além disso, é fundamental que as crianças compreendam a relação dos alimentos com o indivíduo, com a comunidade e com o meio ambiente para que se tornem cidadãos com pensamento crítico e consciência ambiental. Isso implica entender a origem dos alimentos, como e onde eles são cultivados ou produzidos, quem está envolvido em sua produção e transporte, bem como os impactos desses processos”, salienta a gerente administrativa do Restaurante Popular, Renata Batista.