Por Oliveira Lima
Chega buscando simplesmente o “pentacampeonato” das Minas Gerais. Foi penta de 1951 a 1955 e nos anos 80, quando foi hexa,, em 82 foi penta. Chega também para se firmar às vésperas de começar a Copa Libertadores,, seu sonho de conquista deste ano, e claro o Brasileiro e ainda a Copa do Brasil. Terceiro elenco mais caro da América do Sul, é favorito a ganhar tudo, ao lado do Flamengo e Palmeiras, como vem sendo ultimamente.
Ganhando somente as competições estaduais desde que brilhou em 2021, há dois anos tenta algo nacional ou da América também. Depois de insucessos com quatro treinadores em dois anos, espera que Gabriel Milito faça o que não fizeram seus antecessores, principalmente Felipão, recém demitido. Milito vem para dar uma cara ao time, sem identidade com tantos técnicos em tão pouco tempo e cada um pensando futebol de maneira diferente. Plano do Galo foi estipulado pela diretoria e o escolhido foi o argentino,, que está apenas uma semana no comando.
E em apenas 5 dias de treinamento, já mudou tudo, na escalação, no esquema, atendendo ao seu jeito de jogar. A começar pelo sistema com três zagueiros e com dois atacantes afunilados; E para atender ao seu esquema, sacrificou o ponta Allisson, garoto que veio da base, e deixará neste jogo, simplesmente Gustavo Scarpa no banco de reservas. Scarpa é a grande contratação do clube nesta temporada, custando 27 milhões de reais, mas ainda não disse ao que veio.
Sai aquele time só marcador e reativo do Felipão e entra um Galo com sede de posse de bola, ofensivo e intenso de Milito. Até porque a equipe precisa vencer pelo menos um jogo para ser campeão. Entra na decisão em desvantagem. São três situações que servem para conquistar o pentacampeonato mineiro:
1º) Uma vitória e uma derrota, mas a vitória com maior saldo de gols que a derrota,
2º) Duas vigtórias,
3º) Uma vitória e um empate.
E o time do Milito? Everson/ BrunoFuks, Jemerson e Lemos/ Saravia, Bataglia, Igor Gomes, Zaracho e Arana/ Hulk e Paulinho.