O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quarta-feira, e somou um importante ponto no Campeonato Brasileiro. Pela 2ª rodada da competição, o time celeste foi até a capital cearense e empatou com o Fortaleza pelo placar de 1 a 1. Na Arena Castelão, o time da casa saiu na frente, no primeiro tempo, mas o Cabuloso buscou a igualdade, mesmo após sofrer uma expulsão, demonstrando um espírito de luta e valentia para ir atrás de um bom resultado.
A partida no Castelão começou com o Cruzeiro tendo uma grande chance de sair na frente. Aos 12 minutos, após escanteio de Matheus Pereira, Rafa Silva subiu mais alto que a defesa do Fortaleza e cabeceou firme, porém viu o goleiro adversário operar grande defesa.
Contudo, aos 18 minutos, também em um lance de escanteio, o Fortaleza conseguiu balançar as redes. Após a cobrança, a bola foi rebatida pelo próprio time da casa e sobrou para o atleta Hércules, que acertou um chute seco da entrada da área no canto esquerdo de Anderson. Fortaleza na frente.
Com mais posse de bola, o time celeste não se abateu com o gol sofrido e buscou aumentar a ocupação no campo de ataque no decorrer do primeiro tempo. Lucas Silva, em chute de longe, João Marcelo, em cabeceio após escanteio, Rafa Silva, em rebote dentro da área, e Lucas Romero, em chute de fora da área que foi desviado para fora, tentaram o empate, mas sem sucesso. O Fortaleza conseguiu chegar com maior perigo em apenas uma ocasião – em chute cruzado que passou pela linha de fundo.
No segundo tempo, o Cruzeiro continuou disposto a buscar a reação. Aos 6 minutos, o time celeste quase teve um pênalti a favor, após revisão do VAR para um toque de mão do defensor do Fortaleza. Contudo, a arbitragem acabou vendo depois um impedimento no início da jogada, o que invalidou todo o lance.
O Cruzeiro seguiu melhor em campo nos minutos seguintes. O time conseguia transformar o domínio da posse de bola em boas construções ofensivas. Aos 18 minutos, em boa trama entre Arthur Gomes, Matheus Pereira e Gabriel Veron, o chute disparado por Veron passou muito perto do gol.
O técnico Fernando Seabra, que já havia colocado o atacante Gabriel Veron em campo no início do segundo tempo, promoveu mais substituições, colocando o Cruzeiro para frente. O time celeste cresceu ainda mais de produção na sequência da etapa final. Os jogadores cruzeirenses tiveram de lidar, porém, com uma grande atuação do goleiro adversário. Aos 32 minutos, João Ricardo fez outra defesa milagrosa após cruzamento certeiro de Marlon e cabeceio forte de Rafael Elias.
No entanto, aos 41 minutos, o árbitro decidiu aplicar o segundo cartão amarelo ao volante Lucas Romero, após uma falta cometida no meio-campo. O time celeste, então, teria que jogar os minutos finais e tentar concretizar a reação com 1 atleta a menos.
Valente, o Cruzeiro foi recompensado. Sem abrir mão de buscar o gol, a equipe seguiu tentando e teve sucesso aos 43 minutos. Robert, que havia entrado no segundo tempo, encarou a defesa do Fortaleza pelo lado direito, conseguiu a penetração na área e tocou para trás; Mateus Vital, que também entrara no decorrer da segunda etapa, chutou forte e balançou as redes para o Cabuloso. 1 a 1!
Nos acréscimos, mesmo com 1 atleta a menos, o Cruzeiro quase virou o jogo. Mateus Vital, inspirado, chutou forte da intermediária, mas o goleiro do Fortaleza se esticou todo e fez mais uma defesa incrível que impediu a vitória celeste.
Após o compromisso no Nordeste, a delegação celeste retorna a Belo Horizonte nesta quinta-feira. Antes da viagem de retorno, haverá um trabalho de recuperação ainda em Fortaleza. De volta a BH, o Cruzeiro treinará na sexta-feira, já fechando a preparação para o clássico contra o Atlético Mineiro. O dérbi válido pela 3ª rodada do Brasileirão acontecerá no sábado, às 21h, na Arena MRV.
FICHA DA PARTIDA: Fortaleza 1×1 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 2ª rodadaDATA: 17/04/2024LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)ÁRBITRO: Bruno Mota Correia (CBF/RJ).ASSISTENTES: Leone Carvalho Rocha (CBF/GO) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (CBF/RJ).ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA/RJ).GOLS: Mateus Vital, aos 43min do 2ºT (Cruzeiro) / Hércules, aos 18min do 1ºT (Fortaleza).ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Robert, aos 43min do 2ºT.CARTÕES AMARELOS: Lucas Romero e Matheus Pereira (Cruzeiro) / Pedro Augusto e Renato Kayzer (Fortaleza).CARTÃO VERMELHO: Lucas Romero (Cruzeiro).CRUZEIROAnderson; William, Neris (Robert), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Ramiro (Gabriel Veron), Lucas Silva (Mateus Vital) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Álvaro Barreal) e Rafa Silva (Rafael Elias).
Técnico: Fernando SeabraFORTALEZAJoão Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Hércules, Zé Welison (Pedro Augusto) e Pochettino (Lucas Sasha); Yago Pikachu (Marinho), Imanol Machuca (Moisés) e Lucero (Renato Kayzer).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Staff Images