Em decorrência de investigação de dois crimes de roubo ocorridos em Lavras, Sul do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou hoje (19/4) a operação Têmis para cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra os alvos. Três homens, de 19, 35 e 45 anos, foram detidos no município, enquanto o quarto, de 30, já acautelado em unidade prisional, teve a medida formalizada em relação aos fatos apurados.
Os casos foram registrados em abril do ano passado. Um deles aconteceu no dia 12, em um sítio da zona rural de Lavras, quando foram subtraídos diversos pertences e mantimentos da residência, além do veículo da família. Na ocasião, a vítima do sexo feminino foi estuprada por um dos suspeitos, sendo a autoria constatada a partir de exame de comparação de DNA. Segundo apurado, três dos investigados teriam participado do roubo.
Levantamentos realizados pela equipe de investigação de crimes contra o patrimônio indicam que três dias depois, o carro levado pelo trio foi utilizado para outro roubo, em um motel, também em Lavras, com envolvimento de um dos suspeitos do primeiro caso, de outro homem e de um adolescente. Na ocasião, armados, eles teriam rendido o funcionário do estabelecimento, subtraído R$ 1 mil em dinheiro e fugido em seguida.
Os dois inquéritos policiais instaurados foram finalizados com indiciamento dos suspeitos e remetidos à Justiça. Além disso, foi concluído um procedimento de apuração de ato infracional atinente ao adolescente. Os investigados presos hoje foram encaminhados ao sistema prisional.
Têmis
O nome da operação relaciona-se à deusa da justiça na mitologia grega. Durante os trabalhos investigativos, uma das vítimas revelou que orava para que os suspeitos fossem encontrados, sendo essa a razão de nomear a ação policial em alusão à justiça vinculada à representatividade feminina marcada pela figura da própria Têmis.