A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente, em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, um homem investigado por auxiliar uma fuga no presídio da cidade, ocorrida em 19 de março deste ano. Na ocasião, outros quatro suspeitos participaram da ação.
Conforme investigações, desencadeadas pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Ibirité, ao todo, seis pessoas estariam envolvidas nos fatos: dois adolescentes, três maiores ? dois presos (um pela Polícia Militar em 18 de abril e outro pela Polícia Civil em 19 de abril) e um ainda foragido ?, além da esposa de um dos investigados, que teria fornecido apoio para a empreitada.
O delegado responsável pelo caso, Gabriel Martins Araújo, explica que parte dos suspeitos chegou em um veículo furtado nas proximidades do presídio. Em seguida, eles facilitaram a fuga dos detentos, que estavam em uma mesma cela. Alguns dos fugitivos foram encontrados pela Polícia Penal em um centro espírita situado próximo à ala da cela.
?Os suspeitos estão envolvidos com o tráfico de drogas e roubo, sendo considerados de alta periculosidade e já condenados a muitos anos de prisão?, destacou Araújo. ?Alguns deles estavam envolvidos, inclusive, em um grande roubo cometido há cerca de um ano e meio, também em Ibirité, contra uma empresa varejista de abrangência nacional?, completou.
Além da prisão do suspeito na última sexta-feira (19/4), a PCMG cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, resultando no recolhimento dos celulares utilizados pelos investigados no dia do crime.
A Polícia Civil continua as investigações para prisão do investigado foragido e representará ao Ministério Público para apreensão dos adolescentes envolvidos. Os suspeitos podem responder pelos crimes de furto e adulteração de sinais identificadores de veículo, corrupção de menores e tentativa de promover fuga de pessoa presa.
O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.