Por Oliveira Lima
Parecia ser muito fácil, mas não foi. O Galo venceu o Penarol, na sua Arena e mantém 100% de aproveitamento na Libertadores e dá aquela secada nesta 3ª rodada no Bolívar que pega o Flamengo nas alturas de La Paz e o River Plate que enfrenta o Libertad em Assunção, os outros dois times que podem fechar a rodada com 3 vitórias. O melhor dos 16 classificados às oitavas vai decidir as fases anteriores à grande final, jogando a segunda partida em casa nos mata=matas.
Galo já liquidou o frágil Caracas na Venezuela por 4×1, sofreu, mas ganhou do Rosário Central em casa e deu chance para o azar, mas venceu o Penarol, também em BH nesta 3ª rodada. Como deu zebra com a não vitória do Rosário na Venezuela, 1×1 com o Caracas, o Galo disparou na liderança do grupo G. Tem 9 pontos, 5 a mais que o Penarol e 6 na frente do Rosário e 8 sobre o Caracas, em tese o saco de pancadas do grupo. Como será quase impossível não vencer o Caracas na última rodada, Galo já fica com 12 pontos, garantindo a vaga e antes, jogará fora contra o Rosário e Penarol, no returno, tem tudo para fazer a melhor campanha geral.
Tem a seu favor o fato de enfrentar o Rosário, time temível em casa ,com o Gigante de Arroyto fechado aos seus torcedores, em cumprimento às penalizações impostas pela Conmebol, pela barbárie cometida por seus torcedores contra o Penarol. Na briga pelo melhor de todos, certamente o Bolívar não vai vencer todos seus jogos, pois tem o Flamengo no grupo. Flamengo aliás, assim como o Palmeiras, já não são mais 100%. Quanto ao River, outro 100% até agora em o encrencado Libertad e os clássicos contra o Nacional, no confronto “De La Plata. Sendo assim, não dando mole, o Galo tem tudo para ser o melhor geral, condição imprescindível para se chegar à grande final no Momental de Nunez, em Buenos Aires.