Na tarde de quarta-feira (24), um motorista registrou um flagrante de transporte irregular de animais na Rodovia Raposo Tavares, próximo ao km 26, em Cotia, na Grande São Paulo. As imagens, que foram compartilhadas nas redes sociais, mostram um porco e um cabrito sendo transportados na traseira de uma caminhonete.
Nas filmagens, é possível observar que o porco foi amarrado com cordas e o cabrito estava posicionado abaixo dele. O porco aparece se debatendo na tentativa de se libertar das amarras. Além disso, o veículo balança a cada movimento brusco do suíno, evidenciando o peso do animal.
Prática de motorista em São Paulo é contra a lei
O carro, aparentemente, não possui o tamanho adequado para o transporte dos animais, uma vez que o porco não consegue manter a cabeça dentro da caminhonete, conforme mostram as imagens.
Questionado sobre o incidente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) informou que não houve registros desse caso em específico.
É importante ressaltar que, com exceção dos animais domésticos, todos os outros devem ser transportados em um Veículo de Transporte de Animais Vivos (VTAV), conforme estabelecido pela resolução n° 791, publicada em 24 de junho de 2020 no Diário Oficial da União.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.