Por Oliveira Lima
Dos três times considerados grandes favoritos ao título brasileiro, apenas o Galo vem confirmando à expectativa de todos. É o vice-líder, com 8 pontos, apenas um ponto atrás do surpreendente Botafogo. Flamengo é o 7º colocado com um ponto abaixo do Galo, mas em jogando mal com Tite, já o Palmeiras de Abel Ferreira é o 12º, e seus 5 pontos, quatro abaixo do líder e 3 atrás do Galo. É só o começo do campeonato que tem mais 34 rodadas a serem jogadas até o dia 08 de dezembro. É bom lembrar que pontos corridos não espera minguem pois os pontos da 1ª rodada tem o mesmo peso da última.
Nos pontos corridos, você ganha seus jogos e seca quem pode te ameaçar na busca pelo caneco. E este processo é desde o começo. Ano passado o Palmeiras levantou o título , claramente por conta da queda do Botafogo e por tropeços de Bragantino, até então o vice líder e o Galo, que deu mole no final ao perder para o Coritiba em BH e perder pontos para América, ambos rebaixados.
Galo já faz as contas: Joga hoje o melhor futebol do Brasil e está colado ao líder Botafogo. Ambos, como a maioria dos clubes, jogam mais duas competições paralelas, Conmebol e Copa do Brasil. Sendo assim precisam amealhar pontos agora para garantir posições adiante, neste calendário apertado. Nesta rodada, com adiamento dos jogos dos gaúchos, por conta das chuvas no Rio Grande do Sul, apenas 6 times brigam pela ponta da tabela. Botafogo, que depende só de si, o Galo que depende do tropeço do líder e mais Bragantino, Bahia, Athético Paranaense e Flamengo.
Quem está mais perto do líder é o Atlético Mineiro, com um ponto a menos. Para ganhar a ponta da tabela, time de Minas terá que vencer o Fluminense, sábado 16 hs em Cariacica, no Espírito Santo e ainda da aquela secada no Botafogo, que vai enfrentar o Bahia no domingo, no Rio de Janeiro. Ganhando no sábado o Galo dorme líder e pode fechar em 1º lugar se o Botafogo não vencer seu compromisso diante do time baiano. E os adversários deles? O do Galo, o Fluminense hoje ocupa a última posição da salvação do rebaixamento, com 4 pontos, precisando ganhar para evitar uma crise. Já o Bahia, adversário do Botafogo, é o 5º colocado e se vencer, vira líder se o Galo, Bragantino e Athético Paranaense não vencerem. No Brasileirão de pontos corridos é assim: vencer e secar.