A Polícia Civil prendeu no último sábado (11), no bairro Copacabana, na região de Venda Nova, em BH, Dinamá Pereira de Resende, acusado de abuso sexual contra crianças no interior de Minas. O criminoso foi condenado em 2021 a 113 anos de prisão por estupros que aconteceram desde a década de 1990.
Ele trabalhava como servidor público e pedreiro na cidade de Várzea da Palma, no norte do estado. Em 2020, a Polícia o indiciou por ter cometido pelo menos 14 estupros.
O homem era bastante conhecido na cidade como “Dinamá das Crianças” e utilizava eventos religiosos para cometer os crimes sexuais. Ele afirmou em depoimento à polícia que já atendeu a mais de cinco mil crianças. Resende convidava as vítimas para participar de shows e danças folclóricas, usando a atividade religiosa como pretexto. Ele também ensinava o Evangelho e promovia rezas de terços.
Homem preso em BH estava foragido após condenação
O autor do crime respondeu a todo o processo em liberdade e estava foragido desde 12 de abril deste ano, quando foi expedido o mandado de prisão pela 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Várzea da Palma. O motivo seria o processo em trânsito em julgado, isto é, quando não cabe mais recurso contra a condenação penal.
Como os abusos ocorriam desde a década de 90, a maioria dos crimes prescreveu. Porém, as investigações retomaram em 2012 após uma lei que retira a prescrição de crimes de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.