Por Oliveira Lima
Nesta terça-feira, 19 horas, estádio del siglo, de propriedade do Club Atlético Penarol, confronto do Galo pela penúltima rodada da fase de grupo da Copa Libertadores. É decisão para o time da casa, o Penarol e também para o visitante: Clube Atlético Mineiro. São dois mundos diferentes e o mesmo destino: classificação às oitavas de final da maior competição da América. Atlético é 1º com 12 pontos já classificado e o Penarol é o 2º com 6. E com mais um ponto o Galo fica em 1º do grupo.
O Galo tem 100% de aproveitamento vencendo os seus quatro jogos, aliás o único nesta situação. Já classificado, busca a primeira colocação geral na luta contra os outros três concorrentes, Bolívar, River Plate e Palmeiras , que estão com 10 pontos. É o único que depende só de si. Basta ganhar seus jogos. Os demais terão que secá-lo, ou seja, perder um jogo ou um empate, e aí os outros postulantes terão que superá-lo no saldo de gols. Galo terá Penarol em Montevidéo e Caracas em BH: Bolívar enfrentará Flamengo no Rio e Palestino em casa; River jogará em casa contra Libertad e Táchira; já o Palmeiras também em casa pega Del Valle e San Lorenzo.
ADVERSÁRIO DO GALO COM A CORDA NO PESCOÇO
Com a vaga do Galo garantida, resta a última para o Penarol e Rosário Central, que vão se encontrar exatamente na última rodada, numa verdadeira decisão de Copa do Mundo. Penarol é 2º hoje com 6 pontos e o Rosário o 3º com 4. Detalhe é que o Rosário vai enfrentar o frágil time do Caracas, o pior da competição na próxima roda em casa, enquanto o Penarol pega o melhor time até agora que é o Galo. Se ganhar Penarol vai jogar pelo empate contra o Rosário em casa na última rodada para garantir a vaga. Se empatar ou perder a vantagem vai para o Rosário.
Sendo assim é decisão para os dois nesta terça em Montevideo: Se o Galo for derrotado pode perder a primeira colocação geral para os três concorrentes. Se o Penarol perder terá que vencer o Rosário na última rodada. Vale lembra que se for eliminado será simplesmente a 13ª vez seguida que o time cai na fase de grupo. Vale lembrar também que nos últimos 30 anos, apenas três times qualificados em 1ª geral, acabaram campeões da Libertadores.