A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, na manhã dessa quinta-feira (16/5) das operações Peloponeso I e II, visando ao combate do tráfico de drogas e crime organizado.
Coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), sob condução da Polícia Federal, a ação cumpriu 105 mandados de prisão preventiva e 96 de busca e apreensão nas cidades Juiz de Fora, Além Paraíba, Volta Grande, Contagem, e nas cidades cariocas fluminenses de Itaperuna, Carmo e Sapucaia, contra integrantes de facções criminosas.
Os cumprimentos de mandados de prisão também ocorrem em unidades prisionais localizadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além disso, houve o sequestro judicial de dois imóveis localizados no Rio de Janeiro, avaliados em R$ 1,5 milhão, e de um veículo blindado. Foi ainda determinado o bloqueio judicial de valores de 23 investigados. Dentre estes, há membros de facções criminosas com atuação no estado do Rio de Janeiro.
Entre os presos está um foragido das justiças matogrossense e tocantinense, além de lideranças regionais das facções criminosas investigadas com diversas condenações judiciais pela prática dos crimes de tráfico de drogas e integração em organização criminosa.
Um dos alvos da investigação é o líder, no estado de Minas Gerais, de uma facção criminosa do Rio de Janeiro.
No âmbito do 4º Departamento de Polícia Civil foram empenhados 100 policiais civis, das Delegacias Regionais em Juiz de Fora, Leopoldina, Ubá, Muriaé e Viçosa, com apoio da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG.
A ação contou com ainda com participação das polícias Federal, Militar e Penal.
*Texto adaptado de Polícia Federal.