Por Oliveira Lima
Atlético Mineiro chegou à 5ª e penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, como o único time com 100% de aproveitamento, provenientes das 4 vitórias até então. Tinha à sua cola com 10 pontos o River Plate, Bolívar, Palmeiras e Talleres. Ganhando do Penarol em Montevideo por esta 5ª rodada, chegaria à 15 pontos e como vai pegar o frágil Caracas em casa na última rodada, praticamente estava garantida a melhor campanha geral desta fase, decidindo então as oitavas, quartas e semifinais em casa.
O jogo contra o Penarol tinha outro detalhe; um simples empate garantiria o Galo como primeiro do seu grupo de forma antecipada. E como perdeu, ainda não é o cabeça do grupo G, e embora já classificado, esta agora atrás com relação ao primeiro geral. Palmeiras, River e Talleres venceram seus compromissos e passaram o Galo, em 1 ponto. Agora o time de Milito, que perdeu invencibilidade de 12 jogos(Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão e Mineiro), caiu para a 4ª melhor campanha geral desta fase de grupos.
Sendo assim, não depende mais só de si. Tem que secar os três que estão à sua frente. Mas primeiro tem que pelo menos empatar com o Caracas, dia 28 em BH para confirmar a liderança do grupo, depois secar os outros adversários pela primeira geral.
CONTRA QUE O GALO TEM QUE TORCER?
PALMEIRAS: É o 1º colocado hoje. Enfrenta o San Lorenzo em casa, com o time argentino brigando pela 2ª vaga:
RIVER PLATE; 2º, com 2 gols a menos de saldo, vai pegar o eliminado Táchira em Buenos Aires:
TALLERES; hoje 3º colocado, pelo saldo de gols, enfrentará o adversário mais complicado, o São Paulo, fora, que pode lhe tomar a 1ª colocação dogrupo.
Sendo assim, o Galo ganhar do Caracas é ponto contado. O problema é que nenhum desses três concorrentes pode ganhar. Galo entra na 5ª rodada na frente , cai para o 4º lugar e pode não chegar em primeiro. A derrota para o Penarol, trouxe consequências.