O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quinta-feira, e conquistou mais uma importante vitória pela Copa Sul-Americana. Na Arena Independência, onde o clube mandou este jogo devido a realização de um evento no Mineirão, o Cabuloso venceu o Unión La Calera, do Chile, pelo placar de 1 a 0. O camisa 10 Matheus Pereira, logo no início da partida, fez um belo gol após uma tabela de cinema com o lateral William, decretando o triunfo celeste. A partida foi válida pela 5ª rodada, a penúltima do grupo B da competição continental.
O primeiro tempo no Independência começou com o Cruzeiro já balançando a rede. Logo na primeira construção que gerou finalização, o Cabuloso abriu o placar. Aos 7 minutos, William conduziu ainda do campo de defesa, tabelou na medida com Matheus Pereira e, ao receber de volta na ponta direita, deu uma linda caneta no marcador antes de fazer um cruzamento rasante para o meio da área. Pereira, após participar da tabela, fez deslocamento perfeito e, como se fosse um centroavante, se colocou no lugar certo para bater de canhota para o fundo do gol!
O time celeste seguiu bem na primeira etapa. O zagueiro João Marcelo chegou a balançar as redes para ampliar o placar, porém o gol foi anulado por impedimento. Depois, em uma linda triangulação que envolveu William, Matheus Pereira e Arthur Gomes, foi a vez de Marlon se colocar como centroavante e disparar um forte cabeceio após o cruzamento de Arthur; a bola explodiu na trave!
Dominante no primeiro tempo, o Cruzeiro foi pouco ameaçado e viu o Unión La Calera finalizar apenas em alguns erros de saída cometidos pelo time celeste.
Na segunda etapa, o Cruzeiro acabou desperdiçando várias boas chances de ampliar o marcador. O atacante Rafael Silva, após passe de Matheus Pereira, ajeitou na entrada da área e chutou de canhota, mas o goleiro do La Calera espalmou. Em seguida, novamente Rafa Silva teve um chute defendido pelo goleiro ao arriscar de fora da área. O volante Lucas Silva também tentou, desta vez de ainda mais longe, mas novamente o arqueiro adversário defendeu.
Na segunda metade da etapa final, o time chileno passou a se lançar mais e conseguiu algumas boas situações, obrigando o goleiro Anderson a intervir. Mesmo assim, o Cruzeiro teve outras oportunidades de fazer o gol da tranquilidade. Em um contra-golpe, Matheus Pereira recebeu na ala esquerda e fez um lançamento cinematográfico para Gabriel Veron, que entrara em campo já no segundo tempo. Contudo, a finalização do atacante foi para fora.
Já na reta final, o La Calera tentou o empate em alçadas de bola para a área, mas o time celeste manteve o placar favorável até o apito final.
Com os três pontos importantíssimos, o Cruzeiro elimina o Unión La Calera, que ainda tinha chances como terceiro colocado do grupo B, e garante sua classificação para a fase de mata-mata da Copa Sul-Americana. O time celeste está na segunda posição da chave, mas terá a chance de encerrar a fase de grupos na liderança, graças ao tropeço da líder Universidad Católica (EQU) em sua partida contra o Alianza (COL). O Cabuloso receberá a Católica no próximo dia 30, no Mineirão, em duelo direto pelo primeiro lugar do grupo B. Quem ficar com a liderança avançará para as oitavas de final, enquanto o segundo colocado disputará a fase 16 avos de final.
Com a paralisação do Campeonato Brasileiro anunciada pela CBF até o fim deste mês, o elenco cruzeirense terá 14 dias para se preparar exclusivamente para a rodada final da fase de grupos da Sul-Americana.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1×0 Unión La Calera (CHI)
MOTIVO: Conmebol Sudamericana – Grupo B – Rodada 5DATA: 16/05/2024LOCAL: Arena Independência, em Belo HorizonteÁRBITRO: Ivo Mendez (CONMEBOL/BOL).ASSISTENTES: Carlos Tapia (CONMEBOL/BOL) e Roger Orellana (CONMEBOL/BOL).ÁRBITRO DE VÍDEO: Jorge Baliño (CONMEBOL/ARG).GOL: Matheus Pereira, aos 7min do 1ºT (Cruzeiro).ASSISTÊNCIA – CRUZEIRO: William, aos 7min do 1ºT.CARTÕES AMARELOS: Matheus Pereira (Cruzeiro) / Aued (Unión La Calera).CRUZEIROAnderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva (João Pedro), Álvaro Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Rafa Silva (Rafael Elias).
Técnico: Fernando SeabraUNIÓN LA CALERA (CHI)Ibáñez; Rebolledo (Gigliotti), Ferrario, Parnisari e Esteban Matus; César Pérez, Aued, Cavalleri, Encinas (Huerta) e Ulloa; Soldano.
Técnico: Manuel Fernández————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro