Por Oliveira Lima
Nesta semana, terça, quarta e quinta, serão definidos os 16 clubes que irão jogar as oitavas de final da Copa do Brasil. Estamos na 3ª fase, depois de passarmos pelos perrengues da 1ª fase, bem como a 2ª, configuradas em apenas um jogo e claro com chances da zebra passear e passeou. Competição começou com 80 times, sendo que a metade foi derrubada nas duas fases, até chegar à 20 sobreviventes, que se juntaram aos pré-classificados(oito da Libertadores, mais o 8º do Brasileirão e mais os campeões das copa regionais e o brasileiro campeão da B ano passado.
O sistema agora até a final é de mata-mata, em dois jogos. Tivemos há 20 dias os jogos da ida e agora vamos saber quem segue e quem fica. E quem ficou foi o Cruzeiro, derrubado no jogo único contra o Sousa-PB logo na primeira fase. Pior foi o Santos, que nem sequer joga a competição deste ano, por não se classificar para tal via campeonato paulista. Sem os dois, agora são 11 os grandes, que se tornam favoritos, 12 medianos de várias etapas podem chegar , e 8 pequenos, as zebras. Aqui o desenho das possibilidades até as finais:
OS GRANDES E FAVORITOS E AS ZEBRAS
Flamengo pega o Amazonas, Palmeiras o Botafogo-SP , Fluminense x Sampaio; Corinthians x América-RN; São Paulo x Águia de Marabá; Grêmio x Operário -PR; Athetico Paranaense x Ypiranga; compondo então 8 favoritássos.
GRANDES FAVORITOS, COM CERTO RISCO CONTRA OS MEDIANOS
Atlético Mineiro x Sport Recife; Botafogo x Vitória; Inter x Juv entude;
GRANDE AMEAÇADO
Vasco x Fortaleza
MEDIANOS ENTRE ELES E CONTRA AS ZEBRAS
Bahia x Criciúma; com leve favoritismo ao Bahia; os quase iguais Ceará x CRB e Cuiabá x Goiás e a grande zebra seria mesmo o Souza, até aqui grande surpresa eliminar o Bragantino, um dos mais fortes emergentes do Brasil., assim como o Brusque tirar o Atlético Goianiense. Lembrando que Copa do Brasil é o campo preferido das surpresas e das zebras.