O Metrô de BH divulgou o mapa da tão sonhada Linha 2. Essa proposta de expansão existe há quase 20 anos, e com a privatização do serviço, a atual empresa responsável reforça o compromisso em desenvolver a segunda linha. O início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2028.
Embora com um atraso de cinco meses em relação à previsão inicial (que era maio), o início das obras está agora previsto para setembro deste ano. Essa informação foi compartilhada durante uma entrevista coletiva entre o governo de Minas e o Metrô BH, a empresa responsável pela gestão do transporte.
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de licenciamento ambiental. A aprovação do traçado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente é um passo crucial para que as obras possam efetivamente começar.
O governador Romeu Zema (Novo) expressou sua satisfação com o início dessa melhoria, mesmo que ele não esteja mais no cargo no momento da inauguração. Ele afirmou: “Ainda tenho dois anos e sete meses pela frente. Não terei a oportunidade de inaugurá-la, mas o importante é que nós a viabilizamos. Independentemente de quem vier a inaugurá-la, eu fico extremamente feliz com esse avanço.
O mapa da Linha 2 do Metrô de BH mostra o trajeto da expansão, que incluirá as seguintes estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Além disso, a Linha 1 está prevista para ganhar outra estação, a “Novo Eldorado”. Veja o mapa abaixo:
Metrô de BH terá 24 novos trens
Além disso, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens para o Metrô de BH. A expectativa é que essa nova frota comece a operar no primeiro semestre de 2026. Cada um dos 24 novos trens terá quatro carros, totalizando 96 novos vagões.
Os 24 novos trens serão equipados com monitores digitais que reproduzirão informações da viagem. Além disso, eles terão amplas janelas para iluminação externa natural e serão projetados para oferecer mais espaço interno aos usuários.
O design dos trens ainda está em fase de definição, mas inicialmente, a intenção é representar a complexidade cultural de Minas Gerais. Essa modernização faz parte do contrato de concessão gerido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.
Atualmente, a frota do Metrô de BH é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900 (da década de 1980) e dez da série 1000 (que começaram a operar em 2015).
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