O Galo terminou a fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores com a segunda melhor campanha geral, só atrás do River Plate. O time comandado por Gabriel Milito também fez a segunda melhor campanha da história do Clube na competição (levando em conta o atual formato de disputa), com 15 pontos.
Agora, o Atlético se prepara para conhecer o adversário das oitavas de final da Libertadores. O Galo está no Pote 1, e irá para o sorteio de segunda-feira, às 13h, no Paraguai podendo enfrentar as seguintes equipes do Pote 2: Colo-Colo, Talleres, Botafogo, Flamengo, San Lorenzo, Peñarol ou Nacional.
Falta definir os classificados do Grupo C: The Strongest, Grêmio, Huachipato e Estudiantes. Certo, porém, é que o Atlético irá decidir todos os confrontos de mata-mata como mandante, na Arena MRV, exceto se enfrentar o River Plate, que terá essa vantagem até o jogo único da final.
Pela metodologia do sorteio das oitavas, de acordo com o Manual de Clubes da Libertadores, é possível ocorrer um duelo Galo x River nas quartas ou nas semis. Tudo irá depender em que “perna” do mata-mata as equipes estarão colocadas. O que é feito pela sorte das bolinhas.
A campanha de 15 pontos do Atlético em 2024 só não supera os 16 pontos conquistados na fase de grupos da Libertadores de 2021, quando o time que seria campeão brasileiro e da Copa do Brasil ficou em 1º lugar geral. O Galo também fez 15 pontos na edição de 2013, quando foi campeão, mas com saldo de gols pior (7 x 8).