Sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores foi benevolente para com os brasileiros, que são a grande maioria numérica dentre os 16 times que irão jogar, em agosto, o primeiro mata-mata da competição; São 7 brasileiros, quase a metade. O grande risco era brasileiros pegarem brasileiros, porque Flamengo e Botafogo estiveram no grupo B, além do Grêmio, que ainda pode decidir sua classificação. E o único confronto foi mesmo Palmeiras x Botafogo, escapando o Flamengo.
Se o Grêmio passar em primeiro do grupo C, vai completar a lista de cinco brasileiros no lado B da tabela. Se for segundo, equilibra a balança, indo para o lado A, com Atlético e Fluminense, ficando os outros quatro do lado. Como a tendência é o Grêmio em 1º, serão cinco brasileiros de um lado e dois do outro. Desta maneira é quase impossível um deles não estarem na final da competição, dia 30 em Buenos Aires.
Deste lado B, os brasileiros enfrentarão dois uruguaios e um boliviano, com franco favoritismo , além do confronto local entre Palmeiras e Botafogo. São Paulo x Nacional, Grêmio x Penarol e Flamengo x Bolívar. Muito provável que um deles irá à final, e poderá ser contra outro brasileiro. É que no lado A, ficaram Atlético e Fluminense, que podem se pegar nas 4ªs de final. Nas oitava time mineiro enfrenta o San Lorenzo, enquanto que o carioca pega, provavelmente o Strongest.
E quem dos dois(Atlético ou Fluminense) seguirem às semifinais, terá como adversário, o River Plate, que antes terá que eliminar o compatriota Talleres e Junior ou Colo-Colo. Numa hipotética semifinal entre River e Atlético ou Flu, se der Brasil, a final será brasileira dia 30 de novembro no campo do River. O confronto seria então: Atlético Mineiro/Fluminense x São Paulo, Botafogo, Palmeiras, Grêmio ou Flamengo. Decisão para argentino ver ao vivo no majestoso Monumental de Nunez, no bairro mais rico de Buenos Aires.