Após vencer o Cuiabá, no Mineirão, na última quinta-feira, o Cruzeiro encara um compromisso fora de casa neste fim de semana. No Rio de Janeiro, o Cabuloso enfrentará o Vasco em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O compromisso celeste está marcado para as 18h30, no estádio São Januário.
O Cabuloso chega para a 9ª rodada ocupando a sétima colocação do Brasileirão com 13 pontos conquistados. Em campo, a equipe comandada pelo técnico Fernando Seabra buscará sua 2ª vitória como visitante. Caso consiga o triunfo, o time celeste poderá entrar no G-6 da competição nacional.
Para o compromisso no Rio de Janeiro, o Cruzeiro ganha o retorno do lateral-esquerdo Marlon. O atleta cumpriu suspensão na partida contra o Cuiabá após ter sido expulso na rodada anterior.
Porém, a equipe celeste terá a baixa do atacante Álvaro Barreal. Após deixar o campo na última quinta sentindo dores, Barreal foi submetido a exames que diagnosticaram um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. O atleta já iniciou o tratamento no Departamento de Saúde e Performance do clube.
No departamento de saúde, segue também em recuperação o atacante Juan Dinenno, que passou por um procedimento cirúrgico na região do púbis.
O atacante Arthur Gomes, após recuperação de um edema muscular na coxa esquerda, segue em evolução física. Já o meio-campista Jhosefer, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na semana passada, evoluiu no processo de recuperação e já realiza trabalhos com a preparação física.
O meio-campista Mateus Vital, que se recupera de intervenção cirúrgica em seu ombro direito, cumpre a etapa de trabalhos híbridos entre a fisioterapia e a preparação física.
Outra ausência é do meio-campista José Cifuentes. O atleta foi convocado pela Seleção do Equador e disputará a Copa América nos Estados Unidos durante os meses de junho e julho.
Nesta semana, o Cruzeiro anunciou a contratação em definitivo do atacante Kaio Jorge, adquirido junto a Juventus (ITA). O atacante de 22 anos, assim como o goleiro Cássio, estará disponível para jogos a partir do dia 10 de julho, data em que se abre a janela internacional de transferências.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x VASCO
Um dos adversários mais antigos do Cruzeiro a nível nacional, o Vasco é também uma das equipes que mais enfrentou a Raposa ao longo da história. Já são 104 partidas ao todo, com superioridade cruzeirense no retrospecto. São 39 vitórias celestes, 32 vitórias vascaínas, além de 33 empates.
No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro também tem a vantagem sobre o adversário carioca. São 63 partidas, considerando todas as eras da competição, com 24 vitórias celestes, 18 vitórias vascaínas e 21 empates. Pela competição nacional, a Raposa balançou as redes 93 vezes e sofreu 74 gols.
O primeiro registro de confronto entre Cruzeiro e Vasco da Gama ocorreu com um Palestra Itália ainda jovem. Em 1927, a Raposa tinha seis anos de existência e recebeu o Vasco para um amistoso no estádio do Barro Preto. O primeiro confronto entre os times terminou com empate por 1 a 1.
Ao longo das décadas, os clubes já protagonizaram grandes embates. Pelo Campeonato Brasileiro, decidiram a final da competição em 1974. Pela Copa do Brasil, das seis campanhas vitoriosas do Cruzeiro, em três delas – 1993, 1996 e 2003 – o Cruzeiro eliminou o Vasco durante as trajetórias rumo aos títulos.
O último duelo entre Cruzeiro e Vasco terminou com empate. Pelo returno do Brasileirão do ano passado, as equipes ficaram no 2 a 2 no Mineirão. Os atacantes Arthur Gomes e Bruno Rodrigues anotaram os gols celestes na ocasião.
INGRESSOS
Com fortíssima presença nos estádios do Rio de Janeiro, a torcida celeste novamente jogará junto com o Cruzeiro no compromisso deste domingo. Todos os ingressos colocados à venda para a torcida visitante no estádio São Januário esgotaram-se rapidamente.
Importante: todos os torcedores que adquiriram ingresso terão o acesso liberado através do reconhecimento facial. Além da aquisição do ingresso, é necessário realizar o cadastro facial no site de vendas do Vasco da Gama.
A Nação Azul entrará pelo portão 11 (setor visitante) do estádio. O portão estará aberto a partir de 15h30.
CLIQUE AQUI para conferir os procedimentos necessários para a entrada no São Januário neste domingo.
CONFRONTO: Vasco x CRUZEIRO
DATA: 16/06/2024HORÁRIO: 18h30MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 9ª rodadaLOCAL: São Januário, no Rio de JaneiroTRANSMISSÃO: Premiere>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Vasco104 jogos (39 vitórias, 33 empates e 32 derrotas)155 gols marcados / 128 gols sofridos——————————-Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro