A Polícia Federal prendeu um homem que furtou o Museu de Artes e Ofícios no último sábado (15), no Centro de BH. Ao todo, 17 peças foram levadas pelo criminoso, que teve sua prisão preventiva decretada na última segunda (17).
Todos os objetos fazem parte do acervo da antiga Rede Rodoviária Federal, instalada no museu próximo a Praça da Estação da capital mineira.
Por se tratar de um órgão federal, a PF iniciou as investigações e capturou o ladrão em flagrante. No entanto, os agentes encontraram apenas um canivete com o homem detido.
As polícias Federal e Civil estão investigando o caso para apurar possíveis receptadores, além de recuperar os outros objetos do acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um vídeo mostra o momento exato que o ladrão quebra o vidro para furtar os itens.
Museu reabre em BH após furto
O Museu de Artes e Ofícios, em BH, reabriu normalmente nesta terça-feira (18). O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e no sábado, das 9h às 17h.
A principal doadora do museu, Angela Gutierrez, diz que recebeu a notícia com extrema tristeza e desânimo. “Um ato de total desrespeito a uma coleção importante que representa tanto para a cultura mineira e brasileira”, disse.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.