As investigações sobre crimes de furtos e roubos de veículos registrados em Belo Horizonte resultaram em uma série de ações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), desencadeadas ontem (30/10) e nesta terça-feira (31/10), na capital e na Região Metropolitana. No curso dos trabalhos, policiais civis apreenderam cerca de meia tonelada de maconha, sendo ainda recuperados quatro veículos furtados e efetuadas três prisões.
As ações foram coordenadas pela Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (Depifrva) do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran).
Ações planejadas
A primeira ação policial foi deflagrada nessa segunda-feira (30/10), em Santa Luzia, ocasião em que a equipe da 2ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores localizou um carro com placas clonadas. O veículo havia sido furtado no dia 20 de junho deste ano, em Sarzedo, cidade a cerca de 50 quilômetros de distância. Um homem de 43 anos, que estava em posse do carro, foi preso em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador.
Ainda ontem, a mesma equipe policial recuperou uma motocicleta, no bairro Jaqueline, região Norte de Belo Horizonte. O veículo havia sido furtado no dia 27 deste mês, no bairro Dom Joaquim, também na capital.
Já nesta terça-feira (31/10), durante operação policial deflagrada pela equipe da 1ª Delegacia Especializada em Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, duas pessoas, de 32 e 34 anos, foram presas por receptação, adulteração de veículo automotor e tráfico de drogas, no bairro Pedra Azul, em Contagem.
Na ocasião, foram apreendidos dois veículos com sinais de adulteração e, no interior deles, grande quantidade de barras de maconha embaladas para a comercialização, totalizando cerca de 500 quilos.
Os carros apreendidos serão devidamente restituídos aos proprietários após as providências de praxe, e os presos foram conduzidos ao sistema prisional.