Um dos símbolos de resistência da população negra, tranças de cabelo inspiram camisa especial desenvolvida em conjunto com coletivo de arte e cultura urbana; objetivo é promover autoestima e contribuir para o combate à discriminação racial
No mês de conscientização sobre o combate ao racismo e exaltação à cultura negra, a adidas, em parceria com a Laboratório Fantasma, criam para o Cruzeiro uma camisa especial que homenageia um dos mais reconhecidos símbolos de resistência da cultura negra – a trança.
Com direção criativa da Laboratório Fantasma – organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo com o propósito de transformar a realidade da sociedade, tendo a arte, a cultura e a música como instrumentos de combate às desigualdades, às violências e a todo tipo de discriminação, o design e os traços da camisa são inspirados em diferentes tipos de tranças ao longo de toda a história, representando estes símbolos.
“A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa”, comenta Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma.
“Essa colaboração com a adidas e com os clubes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presente na nossa sociedade e que deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. Como amante de futebol, é um sonho poder viabilizar essa collab com a adidas, que vai trazer orgulho, consciência e afeto para tantos torcedores e para sociedade brasileira. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer poder ser parte desse feito”, complementa Fióti.
Predominantemente na cor creme, o novo manto possui desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos na cor amarela nas mangas e na parte inferior frontal, com detalhes em azul. Na parte central da camisa, o patch amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design. A camisa Excelência Negra do Cruzeiro já está disponível nas lojas oficiais do Cruzeiro (físicas e online) e no site e loja da adidas Brasil. Tanto o modelo masculino quanto o feminino são vendidos por R$ 329,99.
RISQUE O RACISMO!
Nos próximos dias, em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o Cruzeiro retomará a Campanha “Risque o Racismo”.
Nos últimos três anos, o clube realizou ações e comunicações ostensivas com foco em conscientização e combate à discriminação racial. Em 2020, o clube colocou nas camisas expressões de origem ou conotação racista e realizou postagens explicando por que esses termos deveriam ser riscados do vocabulário. Em 2021, além de trazer #RisqueORacismo nas camisas, o clube leiloou as camisas em prol do Observatório. No ano passado, exaltou atletas, artistas e personalidades negras de grande relevância.
O Cruzeiro utilizará a nova camisa em dois jogos. No masculino, a equipe enfrentará o Internacional no domingo, 5 de novembro, no Mineirão. No feminino, ela entrará em campo na partida de volta da semifinal, contra o Nacional de Visconde do Rio Branco, no sábado, 11 de novembro.
As camisas usadas no jogo contra o Internacional serão leiloadas no site Match Worn Shirt e terão a receita destinada ao Observatório. Em ação especial, todos os patrocinadores se uniram ao Cruzeiro para que a mensagem maior durante essas partidas seja o combate ao Racismo. Todas as marcas cederam seu espaço no uniforme, que ostentará apenas o logo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol abaixo do número.
Excepcionalmente, em vez dos nomes dos atletas, será estampado o tema da campanha, “Risque o Racismo”, em formato tachado, chamando os torcedores a abolir e combater essa prática no dia a dia. Esse tema é de extrema importância para o Cruzeiro e a sociedade e, por isso, agradecemos imensamente às marcas participantes: Betfair, Cimed, Gerdau, MM Aluguel de Carros, Saudali e Supermercados BH.————————Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro