O Cruzeiro renovou por mais seis meses o Certificado de Clube Formador (CCF) expedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade máxima do futebol no Brasil. Com isso, o clube reforça sua posição como uma Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta, cumprindo todos os requisitos legais para a devida formação técnica e social de atletas na Toca da Raposa 1.
“A renovação do CCF é uma conquista muito importante para o clube, pois nos garante mais segurança na continuidade do projeto de formação nas categorias de base em todas as esferas, seja pelo ponto de vista do mercado do futebol ou de uma maior proteção jurídica. De forma geral, um dos principais reflexos está na garantia de que os nossos jogadores estão recebendo toda atenção necessária de direitos humanos, segurança, saúde e performance”, disse Adilson Batista, diretor geral das categorias de base do Cruzeiro.
Segundo o coordenador metodológico das categorias de base da Raposa, Cyro Leães, o Certificado é também uma forma de reconhecimento pelo trabalho de excelência que é feito no clube. “Historicamente o Cruzeiro tem inúmeros exemplos de atletas de altíssimo nível formados nas dependências da Toca da Raposa 1. Receber o CCF reforça o grande trabalho que é feito na formação de novos atletas, para que venham a atender tanto ao próprio clube quanto ao mercado do futebol”, disse Cyro.
Toda a estrutura e os serviços oferecidos pelo clube foram avaliados e aprovados pela CBF. O Centro de Treinamento Celeste possui academia, departamentos médico, de nutrição e de análise de desempenho, laboratório de fisiologia, escritórios administrativos, refeitório, alojamentos, vestiários, espaço de lazer, além de suporte pedagógico, psicológico e de assistência social. Além disso, quatro campos estão à disposição para os treinamentos das categorias Sub-08 a Sub-20, dentre eles o novo campo sintético Dirceu Lopes, de alto padrão e tecnologia moderna.
“A Toca da Raposa 1 é um espaço com instalações de altíssimo nível para o trabalho de base então ter esse carimbo nada mais é que reforçar esse grande trabalho quem vem sendo feito há muitos anos”, afirmou Cyro.
Esse movimento é ainda mais importante após entrar em vigor a nova Lei Geral do Esporte, de forma que somente poderão contar com alojamentos, e efetivamente alojar atletas, os clubes que estiverem com o CCF vigente. Atualmente, a Toca da Raposa 1 abriga, confortavelmente, mais de 70 atletas das categorias Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
“Além do reconhecimento pela estrutura de excelência do Centro de Treinamento da Raposa, o CCF traz um resguardo jurídico importante para o clube, propiciando garantias fundamentais aos clubes formadores, dentre elas as principais são a garantia de que o Cruzeiro tenha proteção contra o aliciamento de atletas, a garantia do direito de preferência na celebração do primeiro contrato especial de trabalho desportivo do atleta profissional e na primeira renovação com os atletas. No fundo, o CCF garante os direitos e os deveres dos atletas e do clube formador para o desenvolvimento e formação de atletas e cidadãos”, disse Luiz Gustavo Sader, Coordenador de Projetos e Processos do Futebol.
—
Por Assessoria de Comunicação
Foto: Gustavo Martins / Cruzeiro