Cinco homens, com idades entre 30 e 35 anos, foram presos em Betim, na Grande BH, por participar de um esquema criminoso que promovia o corte de cabos de internet no bairro Jardim Teresópolis.
Durante a ‘Operação Monopólio’, uma série de aparelhos eletrônicos e servidores, utilizados para a distribuição de internet, foram confiscados. Os resultados das ações foram divulgados em uma coletiva de imprensa realizada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (5).
As caixas de distribuição eram derrubadas na região, e os técnicos responsáveis pela manutenção eram ameaçados.
Moradores na Grande BH eram coagidos a assinar ‘internet do tráfico’
Os moradores, sentindo-se coagidos a contratar o serviço de uma empresa específica de internet associada ao tráfico, procuraram as autoridades para denunciar a situação.
“Quando os técnicos das operadoras de internet tentavam fazer a manutenção para reestabelecer o sinal, eram ameaçados por integrantes da organização criminosa, inclusive com armas de fogo, e não podiam fazer o serviço”, contou a delegada Cristiane Floriano.
A delegada explicou que “a partir dessa informação, descobrimos que essas caixas pertenciam a uma empresa de internet, sendo a única que os técnicos podiam entrar no aglomerado e fazer o serviço de instalação”.
Por meio de investigações conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia em Betim, foi possível identificar a empresa de internet ligada ao narcotráfico. Com base nesses levantamentos, a PCMG representou pelas ordens judiciais contra os investigados e desmantelou as centrais vinculadas à organização criminosa investigada.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.