O Cruzeiro está pronto para seu próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Em fase de recuperação, o time celeste chega para a partida válida pela 31ª rodada com duas vitórias consecutivas. Após derrotar o Atlético-MG e o Bahia na semana passada, a equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo buscará superar o São Paulo fora de casa. O confronto acontecerá nesta quinta-feira, às 20h, no estádio do Morumbi, na capital paulista.
Com os dois triunfos nos jogos anteriores, o Cruzeiro encontra-se na 14ª colocação, somando 37 pontos. Vale lembrar, no entanto, que o time celeste tem 1 partida a menos que a maioria dos adversários, já que o jogo contra o Fortaleza, válido pela 30ª rodada, foi adiado para o dia 18 de novembro.
A preparação para o duelo contra o São Paulo iniciou-se ainda na quinta passada, quando o elenco se reapresentou após a vitória sobre o Bahia. Após o treinamento no período da manhã, os atletas foram liberados e tiveram a sexta-feira e o sábado dedicados ao descanso programado para recuperação. Os trabalhos foram retomados na manhã de domingo e quatro treinamentos aconteceram nesta semana.
Para a partida desta quinta-feira, o Cruzeiro não terá baixas por suspensão. Porém, o time celeste terá o desfalque do meia Nikão, que tem seus direitos econômicos pertencentes ao São Paulo e não poderá atuar por questão contratual.
No departamento médico, seguem em tratamento o lateral Kaiki, com uma lesão muscular na coxa esquerda; o volante Ramiro, recuperando-se de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também uma lesão no menisco lateral do joelho direito; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x SÃO PAULO
O confronto entre Cruzeiro e São Paulo completou, em fevereiro, a marca de 80 anos. Ao todo, os clubes já se enfrentaram 87 vezes. Embora o time paulista tenha vantagem no retrospecto geral, o duelo se transformou em um clássico nacional principalmente pelos vários embates em copas internacionais e nacionais.
A memória mais inesquecível da Nação Azul neste confronto é, sem dúvida, o tricampeonato da Copa do Brasil conquistado em cima do São Paulo. Em 9 de julho de 2000, após um empate por 0 a 0 no Morumbi, o Cruzeiro saiu perdendo por 1 a 0 na finalíssima no Mineirão. O adversário via o título se encaminhando, mas nos dez minutos finais aconteceu a virada do Cabuloso com gols de Fábio Júnior e Geovanni; o da virada sendo um golaço emblemático de falta que ficou eternizado na história.
Além da memorável final da Copa do Brasil de 2000, Cruzeiro e São Paulo já vinham de uma década de 90 de vários duelos em mata-mata, nos quais o Cruzeiro acumulou classificações. Depois de 2000, os clubes também vivenciaram confrontos épicos em três Copas Libertadores (2009, 2010 e 2015), nos quais o Cruzeiro foi vitorioso em duas eliminatórias e o São Paulo em uma.
Já no Campeonato Brasileiro, o time celeste fará, nesta quinta-feira, seu 66º confronto com o rival paulista. A última partida teve vitória do Cruzeiro, por 1 a 0, na Arena Independência, pelo primeiro turno da atual edição do Brasileirão.
TORCIDA
A Nação Azul se fará imponente no Morumbi no compromisso desta quinta-feira. Todos os ingressos para o setor visitante foram adquiridos rapidamente no primeiro dia da comercialização feita pelo São Paulo.
CLIQUE AQUI para acessar os detalhes do acesso ao estádio Morumbi.
CONFRONTO: São Paulo x CRUZEIRO
DATA: 02/11/2023HORÁRIO: 20hMOTIVO: Campeonato Brasileiro – 31ª rodadaLOCAL: Morumbi, em São Paulo>> RETROSPECTO: Cruzeiro x São Paulo87 jogos (23 vitórias, 22 empates e 42 derrotas)84 gols marcados / 118 gols sofridos——————————-Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro