Por Oliveira Lima
Decisão da Copa América neste domingo, 21 h de Brasília, entre Argentina e Colômbia, nos EUA, pode consolidar ainda mais a supremacia da Argentina, como a seleção mais vencedora do futebol mundial. Tem também o fato dos nossos Hermanos, se isolarem na condição de maior vencedores da Copa América, hoje empata com o Uruguai em 15 conquistas.
No calendário oficial da FIFA, não se conta os jogos olímpicos, que em sua essência são amadores até hoje. Sendo assim as competições são a Copa do Mundo(a principal), a extinta Copa das Confederações, Copas Continentais e a Finalíssima. O Brasil se vangloria de ser o maior vencedor de Copas do Mundo, mas são os argentinos os maiores vencedores do futebol pelo mundo a fora.
A LISTA DOS MAIORES DO MUNDO
E como a Copa América é a mais antiga competição entre seleções do planeta, desde 1916, 44 anos mais velha que a Eurocopa, são os sul-americanos os maiores conquistadores: Argentina, Brasil e Uruguai. Entre os europeus, a Alemanha ocupa apenas a 5ª colocação mundial. Dos outros continentes, EUA, Egito e Austrália na lista dos Dez. E claro que os ingleses, com apenas uma conquista(Copa do Mundo de 1966) é a grande decepção. Aqui então, quem é quem no mundo da bola:
1º ARGENTINA; 21 títulos( 3 Copas do Mundo, 1 Copa Confederação e 15 Copas América)
2º BRASIL; 18 títulos( 5 Copas do Mundo, 4 Confederações, 9 Copas América)
3º URUGUAI; 17 títulos(2 Copas do Mundo, 15 Copas América)
4º MAXICO; 13 títulos( 1 Confederações, 11 Copa Ouro e 1 Concacaf)
5º ALEMANHA; 8 TÍTULOS(4 Copas do Mundo, 1 Confederações, e 3 Eurocopas)
6º FRANÇA; 8 títulos(2 Copas do Mundo), 2 Confederações, 1 Finalíssima, 2 Eurocopas e 1 Liga das Nações)
7º ESTADOS UNIDOS; 8 títulos (7 Copas Ouro, l Liga das Nações da Concacaf)
8º EGITO, 8 títulos( 7 Copas africanas, 1 Copa da Arábia)
9º ITALIA; 6 títulos( 4 Copas do Mundo, 2 Eurocopas)
10º AUSTRALIA; 5 títulos (1 Copa da Ásia e 4 Copas da Oceania)
Se a Argentina ganhar a Copa América neste domingo, aumentará para 4 títulos a distância sobre o 2º colocado o Brasil,14 a mais que a Alemanha, maior europeu e 17 a frente do 10º, o selecionado australiano. Domínio total dos argentinos, os donos do mundo.