Contagem executa um grande plano de mobilidade urbana. São obras viárias que vão tornar o transporte público mais ágil, seguro e econômico, permitindo um trânsito mais fluído. Chamado de SIM, esse sistema representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem, sendo composto por viadutos, corredores de ônibus, terminais de integração e estações de ônibus que vão interligar as oito regiões do município. Com o novo sistema, a população transitará por toda a cidade pagando apenas uma única passagem e em ônibus novos, mais confortáveis e inteligentes.
“O sistema vai muito além dos terminais e das estações. Temos muitas obras, algumas já concluídas e outras em andamento. Quando tudo estiver finalizado, vai ser uma revolução no sistema de transporte público da nossa cidade. Vai melhorar a qualidade do serviço e torná-lo mais barato”.
Prefeita Marília Campos
Por ser um projeto grandioso, foram necessárias algumas revisões que refletiram nos prazos de entrega das obras. De acordo com técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, quando a atual administração assumiu a Prefeitura foi necessário reavaliar todo o projeto.
O SIM precisou passar por correções e melhorias, como a implantação de um novo traçado de cerca de 300m na av. João César de Oliveira e o remanejamento de redes e postes de energia. Também foi necessário fazer reajustes orçamentários e renegociar contratos, o que provocou a dilação dos prazos
Atualmente, já foram concluídas as dez estações de transferência de passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM); cinco viadutos (Ceasa, Américas I e II, Petrolândia e Complexo Viário Beatriz); dois terminais (Petrolândia e Ressaca); uma alça de retorno (na av. Babita Camargos); duas trincheiras (da av. David Sarnoff e do Itaú); dois corredores (Leste-Oeste e Norte Sul Trecho I); e o Espaço Popular Eldorado, que foi revitalizado.
A Prefeitura está trabalhando para garantir que o SIM seja um sistema moderno e efetivo, preparado para funcionar com qualidade e com ônibus novos e que emitem menos poluentes, seguindo uma tendência mundial de sustentabilidade e mobilidade.
Foto: Adélcio Ramos/PMC
Estações de passageiros
As dez estações implementadas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 possuem portas automáticas, dispositivos de comunicação, bilheterias, catracas, além de câmeras de monitoramento 24h para garantir mais segurança dos usuários do transporte coletivo.
Foto: Janine Moraes/PMC
Terminais de transferência
O SIM será composto por quatro terminais: Ressaca, Petrolândia, Sede e Vargem das Flores. Os dois primeiros já estão prontos e os outros serão licitados em breve. O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros, em frente ao Shopping Contagem; o Petrolândia na Via Expressa, na divisa dos bairros Santa Helena e Petrolândia. O Terminal Vargem das Flores será construído na LMG-808, altura do bairro Darcy Ribeiro; e o Sede, na avenida João César de Oliveira, entre o viaduto Beatriz e o 18° Batalhão da Polícia Militar.
“Os terminais terão a função de integrar efetivamente o sistema de transporte em toda a cidade. O usuário poderá se deslocar de uma região a outra pagando uma só tarifa, mesmo trocando de ônibus. Hoje, as pessoas gastam duas, três passagens para rodar dentro de Contagem.
Prefeita Marília Campos
Confira todas as obras que compõem o SIM:
O SIM vai muito além dos terminais e das estações. Ao todo estão previstos a ampliação de seis viadutos, a implantação de duas trincheiras e duas alças de retorno, além da avenida Maracanã, a requalificação de outros corredores e até a revitalização de praças, parques e plantio de 3.050 árvores.
Foto: Adélcio Ramos/PMC Foto: Janine Moraes/PMC
VIADUTOS
– Viaduto Ceasa – concluído
– Viaduto das Américas I – concluído
Foto: Janine Moraes/PMC
– Viaduto das Américas II – concluído
– Viaduto Petrolândia – concluído
– Complexo Viário Beatriz – concluído
– Viaduto Teleférico – em andamento
Foto: Janine Moraes/PMC
TERMINAIS E ESTAÇÕES
– Dez estações de transferência de passageiros – concluído
– Terminal Petrolândia – concluído
– Terminal Ressaca – concluído
– Terminal Vargem das Flores – a licitar
– Terminal Sede – a licitar
ALÇAS DE RETORNO
– Alça do parque Sarandi – em andamento
– Alça da av. Babita Camargos – concluído
Foto: Janine Moraes/PMC
TRINCHEIRAS
– Trincheira da av. Gal. David Sarnoff – concluído
– Trincheira do Itaú – concluído
Fotos Tiago Silva
AVENIDAS E CORREDORES
– Av. Maracanã (implantação) – em andamento
– Av. Dilson de Oliveira e av. Carmelita Drumond (requalificação) – a licitar
– Corredor Leste-Oeste – concluído
– Corredor Norte Sul Trecho I – concluído
– Corredor Norte Sul Trecho II – em andamento
– Corredor Ressaca – em andamento
– Requalificação de vias para ônibus – concluído
Foto: Janine Moraes/PMC
PRAÇAS E PARQUES
– Espaço Popular Eldorado – praças Festa e Paz – concluído
– Espaço Popular Eldorado – praça Cívica (camelódromo) – a licitar
– Requalificação do parque Sarandi – em licitação
– Plantio de 3.050 árvores – concluído
Prefeitura articula para levar o metrô até o Terminal Sede
Recentemente, a prefeita Marília Campos se reuniu com representantes do Metrô e do governo do Estado de Minas Gerais. Marília propõe a ampliação da linha 1 do metrô até a região Sede. No projeto de expansão atual, a linha 1 (Eldorado/Vilarinho) vai somente até o bairro Novo Eldorado.
A ideia é reajustar esse projeto, levando o metrô para além do Novo Eldorado, chegando até a Sede, no encontro da Via Expressa com a avenida João César de Oliveira, e ligando-a ao Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), onde haverá um terminal de ônibus e grandes empreendimentos imobiliários. O Terminal Sede, que será erguido na região, terá capacidade para 40 mil passageiros/dia. Somente no sistema municipal de transporte transitam 90 mil pessoas/dia, segundo dados da Transcon.
Contagem tem quase 60 novos ônibus e e 410 novas viagens
A Prefeitura firmou acordo com as empresas consorciadas de ônibus para melhoria dos serviços prestados à população, que contou com a participação do Ministério Público. Em resposta, desde 2021, Contagem já recebeu quase 60 novos ônibus e teve 410 novas viagens acrescidas ao quadro de horários das linhas e 42 itinerários alterados.