Por Oliveira Lima
Estava sumida a Copa do Brasil, a maior numericamente competição do país e a mais democrática também, pois envolve times de todas as Séries, A,B,C e D e até mesmos aqueles que não têm série nenhuma. Por conta de um calendário arcaico, bagunçado e desumano, em que tem mais jogos que datas disponíveis racionalmente, a Copa do Brasil foi literalmente atropelada pelo Campeonato Brasileiro, Copas Libertadores e Sul-Americana e a Copa América.
Estava mesmo sumida! Tivemos a primeira fase na segunda quinzena de fevereiro, a segunda fase na primeira semana de março e a terceira fase literalmente atropelada, principalmente com as enchentes que massacraram o Rio Grande do Sul, obrigando os times gaúchos a paralelizarem suas atividades. Sendo assim ficaram devendo jogos, o Internacional, Grêmio, Juventude e o Ypiranga, todos envolvidos na terceira fase da Copa do Brasil.
Os últimos jogos da terceira fase que envolvia 32 times, foram realizados no dia 23 de maio, há um mês e três semanas, deixando ainda mais quatros jogos a serem realizados, inclusive os confrontos de ida e volta entre o Juventude e o Internacional. Foi então finalizada a terceira fase, qualificando os últimos três componentes da próxima etapa, as oitavas de finais. O Juventude derrubou o Internacional (2×1 e 1×1), O Grêmio no jogo da volta goleou de 3×0 ao Operário-PR e o Athético do Paraná tirou o Ypiranga de Erechim, num sonoro 3×0.
Dos 16, ficaram os chamados times pequenos: CRB, Goiás e Atlético GO, que eliminaram adversários do tamanho deles mesmos e dos 12 chamados grandes da história, nove passaram: Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e agora o Grêmio. Os emergentes, Athéico PR e Bahia chegaram ao lado do Juventude e Bragantino. Três grandes foram imensas decepções;O Santos nem sequer se qualificou à disputa por não ter ficado nem entre os oito primeiros do Paulistão. O Cruzeiro caiu logo no primeiro jogo, diante do Souza/PB e o Internacional derrubado agora pelo Juventude.
O sorteio das oitavas já será nesta 3ª feira na sede da CBF e será totalmente aberto, ou seja, sem restrições: pode dar um Fla-Flu, um Palmeiras x Corinthians, um Grêmio x Juventude, Palmeiras x São Paulo, Botafogo x Vasco e assim por diante. Imagem um Flamengo x Atlético Mineiro! Agora são 16 times (9 grandes, 3 emergentes, 1 médio, 3 chamados pequenos). São também 9 Estados da Federação, com supremacia numérica de São Paulo e Rio de Janeiro, com 4 times do maior Estado do País(Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino). Os 4 grandes do Rio(Fla, Flu, Vasco e Bota), 2 gaúchos(Grêmio e Juventude), 2 goianos (Atlético GO e Goias) e mais 1 de cada estado qualificado: Atlético Mineiro, Athetico Paranaense, Bahia e o CRB de Alagoas. Os jogos da oitavas serão nos dias 31de julho e 7 de agosto. Nos dias 3 e 10 de novembro saberemos quem será o Campeão da Copa do Brasil de 2024, disputada por 92 clubes.