Por Oliveira Lima
Galo precisava vencer o Juventude nesta 3ª feira em Brasília, para continuar uma sequência de vitórias que lhe daria a chance de chegar à ponta alta da tabela e finalmente se candidatar ao título brasileiro da temporada. Antes de vencer o São Paulo na ultima rodada, o Galo vinha de uma vitória só nos últimos 7 jogos e vencendo o Juventude avançaria na tabela. Não venceu, ficou num mísero empate de 1×1, amargo, pois o time de Milito perdeu um caminhão de gols, naquele que se considera o empate a perda de 2 pontos e não 1 ponto ganho.
Agora, o time terá mesmo que começar novamente uma sequência de vitórias, pelo menos cinco, para poder bater lá na frente, onde estão os reais candidatos ao caneco. As distâncias são enormes e a do título então nem se fala! Neste momento são 5 atrás do G.6, mas se o São Paulo vencer o Grêmio, esta distância salta para 7, no caso o Cruzeiro. Para o G.4, o Bahia fica 8 pontos à frente. E com relação ao título, são agora 11 pontos, dos líderes Botafogo e Palmeiras, que se encontram nesta 4ª feira. Se der empate, aumenta para 12 , mas houver um vencedor, este ficará 14 pontos à frente do Galo, aumentando o desafio atleticano.
Sendo assim é essencial o time de Gabriel Milito urgentemente iniciar uma arrancada de vez ao título, ou seja, ganhar pelo menos 5 jogos seguidos para encostar e avisar aos ponteiros que o time tá chegando. Eis os próximos cinco compromissos, com missão de vitória: Começa neste domingo, contra o Vasco em BH e depois vem: Corinthians, Criciúma, Cruzeiro e Vitória. O título hoje está escapando entre os dedos, e se não essas vitórias não chegarem ai sim escorre tudo pelo ralo.
Vale lembrar ainda que o já apertado calendário brasileiro vai sufocar ainda mais quem briga pelos títulos na temporada. É que dentro deste período de cinco jogos pelo Brasileirão, tem o Atlético Mineiro o reinicio de mais duas competições: Copa do Brasil e Libertadores, nas fases oitavas de final. 13 e 20 de agosto embates diante do San Lorenzo e 31 de julho e 7 de agosto, jogos pela Copa do Brasil, onde o adversário sai no sorteio desta quinta-feira. É certo que se não conseguir esta tal sequência de vitórias no certame nacional, Galo vai priorizar a Libertadores, ficando o Brasileirão, apenas como campeonato de participação.